Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Prevenção

A valorização do médico da família

atualizado em: 15/11/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Cerca de 80% dos casos atendidos por médicos de família são resolvidos sem a necessidade de outros especialistas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Ao longo dos últimos 40 anos temos assistido à construção de um sistema de saúde pautado pela doença, não pela saúde. Nesse contexto, destaca-se a importância de ensinar à população a prevenir doenças e a promover saúde por meio da atenção primária.

A atenção primária supervisionada por médicos da família é um novo modelo que busca formar equipes multidisciplinares lideradas por estes profissionais, que são responsáveis pela coordenação do cuidado de um grupo de pacientes. Esse modelo desenvolveu-se principalmente devido ao aumento contínuo dos gastos com assistência médica, ao avanço acelerado de novas tecnologias, ao envelhecimento e à mudança do perfil epidemiológico da população, tudo relacionado aos recursos financeiros, que são cada dia mais restritos.

A iniciativa com potencial é a de valorização do médico da família, que há muito tempo se destaca no atendimento de comunidades ou nos programas oficiais de Estratégia de Saúde da Família e está presente em táticas de saúde suplementar como parte de investimentos em promoção, prevenção e educação. Cerca de 80% dos casos atendidos por médicos de família são resolvidos sem a necessidade de outros especialistas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção primária pode resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população; além disso, diversos estudos asseguram que o manejo adequado dos 50 diagnósticos mais frequentes permite a resolução de mais da metade da demanda médica em ambulatórios gerais.

Um dos objetivos para acelerar o modelo de atenção primária através do médico da família é evitar que os clientes recorram a hospitais e/ou pronto-socorro sem necessidade, evitando esperas e gastos desnecessários (público/privado).

Segundo Dr. Claudio Lottenberg, presidente do United Health Group Brasil, o conceito de “Cuidados Primários de Saúde” foi apresentado em 1978 na Conferência Internacional da OMS de Alma-Ata, na qual 134 países e 67 organismos internacionais chegaram à definição de que “os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e autodeterminação”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: