Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Tecnologia

Blockchain: revolucionando muito além das bitcoins

atualizado em: 20/08/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Atualmente, a blockchain já é utilizada por grandes bancos e outras empresas para organizar e armazenar registros contínuos crescentes

Para descrever o tamanho do impacto no dia a dia provocado pela tecnologia blockchain não é difícil encontrar comparações com outras descobertas que, ao seu tempo, revolucionaram o cotidiano das pessoas como, por exemplo, o telefone, a rede elétrica ou a internet. Na busca de um conceito de fácil compreensão, pode-se definir essa tecnologia como sendo uma base de dados distribuídos que mantém uma lista – ou cadeia (em inglês, “chain”) – crescente e contínua de registros ordenados chamados “blocos” (em inglês, “blocks”).

Bitcoin, a moeda virtual que ganhou fama e polêmica mundo afora nos últimos anos se valeu da tecnologia blockchain para possibilitar o registro de milhões de transações entre os detentores da criptomoeda. E foi justamente a utilização da tecnologia para organizar os registros com moedas virtuais que despertou a atenção de grandes empresas sobre a possiblidade de utilizá-la para registros de outros tipos de arquivos.

 

Blockchain: revolucionando muito além das bitcoins

Atualmente, a blockchain já é utilizada por grandes bancos e outras empresas – no segmento de tecnologia ou não – para organizar e armazenar registros contínuos crescentes. Por trás de tamanho alvoroço existem alguns conceitos valiosos para a sociedade moderna. Dentre eles, destacam-se segurança e agilidade. Uma tecnologia capaz de oferecer esses dois conceitos não poderia ser tratada como diferente de uma revolução.

Ainda não é possível prever quantas áreas serão atingidas pela blockchain, mas já se desconfia que o mundo não seja mais o mesmo e, enquanto se pratica leitura sobre o tema, cientistas da computação, criptógrafos e matemáticos trabalham incansavelmente para tornar essa conta cada dia mais difícil.

 

Veja também:

Curso Online – Estratégias para Identificar Oportunidades de Mercado

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: