Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Teste de mercado

MVP: o que é e como fazer

atualizado em: 10/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A empresa disponibilizará o produto ou serviço, ainda em desenvolvimento, a um grupo de potenciais clientes, para que façam a experimentação

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Embora se encontrem outras definições para startup, a mais moderna – e adotada pelo Sebrae – é a que diz que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Mas apostar nesse modelo de negócio é arriscado, afinal, o grupo de pessoas envolvidas nesse tipo de situação costuma trabalhar em um cenário de incertezas, sem garantias de que o produto ou serviço conseguirá seu espaço no mercado. Em uma esfera de imprecisão, é vital que o empreendedor conheça o “Minimum Viable Product”, ou MVP, que, em português significa Produto Minimamente Viável.

O conceito do MVP é bem simples e prático. Trata-se de testes primários a serem realizados pela startup a fim de legitimar a viabilidade e funcionalidade do produto oferecido. Na prática, a empresa disponibiliza o produto ou serviço ainda em desenvolvimento a um grupo de potenciais clientes para que eles façam a experimentação. Caso o feedback seja positivo e o consumidor enxergue uma necessidade no item disponibilizado, o empreendedor deve reparar as possíveis falhas apontadas pelos usuários e posteriormente investir no lançamento integral do produto.

MVP: o que é e como fazer

A prática da modalidade MVP está intimamente ligada ao conceito de “Lean Startup”, ou “Startup Enxuta”. O entendimento do Lean é desenvolver estratégias que inibam o desperdício de capital e possibilitem um cenário menor de incertezas para o lançamento do produto/serviço. Para desenvolver um MVP de qualidade, é preciso apostar em ferramentas de baixo custo e que atraiam o interesse dos consumidores.

Por exemplo, criar uma landing page para captar o cadastro dos interessados e em seguida construir um balanço do perfil do possível consumidor para direcionar a criação do produto ou serviço. E a última etapa seria a criação do MVP propriamente dito, convidando uma parcela de pessoas cadastradas para conhecer e usufruir das funcionalidades do que está sendo oferecido.

Um planejamento de MVP bem estruturado garante que o produto chegue ao mercado com maior possibilidade de sucesso. Apesar de ser um processo longo, é vital que as novas empresas busquem praticá-lo caso não queiram correr o risco de ver o negócio naufragar. É imprescindível que o parecer dos testes realizados com os consumidores seja minuciosamente estudado e sirva para a melhoria contínua do produto/serviço.

 

Veja também:

[Palestra Online]

Empreendedorismo e inovação na Era Digital

Reflita sobre o momento atual e todas as transformações promovidas pelo empreendedorismo digital. Inspire-se para inovar e conciliar a tríade: estratégico, técnico e comportamental.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: