Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Time entrosado

O que sua equipe diz sobre sua startup?

atualizado em: 18/01/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A equipe é um dos principais pontos analisados pelos fundos de investimentos ou aceleradoras, pois o crescimento do negócio depende de um time engajado, com conhecimento e capacidade de execução

Um dos principais passos ao iniciar uma startup é definir a equipe – e quanto mais complementares forem os perfis dos profissionais, mais chances de sucesso. O ideal é que entre os sócios haja uma combinação de conhecimentos. Por exemplo: se o modelo de negócio for um aplicativo para área hospitalar, que um dos sócios seja da área de tecnologia e outro da área da saúde; isso vai garantir conhecimento específico e também no desenvolvimento da solução.

A equipe de uma startup também é um dos principais pontos analisados pelos fundos de investimentos ou aceleradoras, pois o crescimento do negócio depende de um time engajado, com conhecimento e capacidade de execução. Muitas vezes, no olhar do investidor, os colaboradores e os sócios são mais importantes do que o próprio negócio, já que o modelo pode ser mudado, mas o perfil dos empreendedores precisa estar em sintonia com o que se espera.

Um estudo realizado em 2016 sobre o Panorama das Aceleradoras de Startups no Brasil, feito por dois professores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), apontou que o principal fator para uma startup não ser selecionada por uma aceleradora é a equipe inadequada, com 93,5% das respostas, seguido por demanda ineficaz e falta de escabilidade, com 51,6% cada. Isso demonstra o quanto a formação de um time forte é importante para o crescimento de uma startup.

Outro ponto importante é o tamanho da equipe. Nesse caso, vale ressaltar que um bom time não é sinônimo de quantidade, e sim de qualidade, com experiências somadas para atingir os objetivos. No início, vale apostar em um quadro de colaboradores enxuto, que pode ajudar a estruturar o negócio por ter mais sintonia, flexibilidade, capacidade de compartilhamento e rapidez nas decisões.

 

Curtiu? Quer saber mais?  

Acesse o Curso Online – Formação de equipes como estratégia de sucesso

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: