Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

O comportamento do novo turista

atualizado em: 29/10/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A maneira de fazer turismo é completamente diferente de dez anos atrás, seja na hora de escolher um destino, reservar hospedagem, comprar passagens ou alugar carros

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Mais auxílio da tecnologia, mais tempo com os amigos e mais qualidade de vida são algumas das coisas que os viajantes buscam. A maneira de fazer turismo hoje é completamente diferente de dez anos atrás, seja na hora de escolher um destino, reservar uma hospedagem, comprar passagens ou alugar um carro.

Sabemos que este novo jeito de viajar se deve, em parte, às novas tecnologias, mas também se dá pela maneira de como vivemos nos dias de hoje. Cada vez mais os viajantes buscam maior contato com a natureza ou viajar com seus pets e ainda ter os mesmos confortos que desfrutam em casa.

Assim, fazer uma reflexão sobre o comportamento e as motivações dos turistas globais é muito importante. Pensando nessas mudanças, a Booking.com realizou uma pesquisa com mais de 19 mil viajantes de 26 países para saber o que esperar em 2018.

Compartilhamos aqui os principais resultados:

  • Um em cada três viajantes disseram preferir se hospedar numa casa do que num hotel. O estudo também apontou que 21% dos entrevistados gostariam de colocar sua casa num site de aluguel de imóveis para férias. A maioria dos entrevistados, porém, prefere ter a casa inteira para si sem ter a companhia do proprietário. Segundo a pesquisa, 30% dos ouvidos disseram que é importante que os donos da casa não sejam muito presentes.
  • 47% dos entrevistados levarão em conta a cotação da moeda do país antes de decidir seu destino em 2018. A situação econômica do destino também será levada em conta por 48% dos entrevistados antes de bater o martelo.
  • Os amigos são os parceiros ideais para 25% dos entrevistados. Para a maioria, mais importante do que o destino é a companhia, e estar ao lado dos amigos ajuda a diminuir o estresse e a criar boas memórias. Outro benefício de viajar com amigos é poder dividir a conta.
  • O bem-estar físico e mental é importante, 56% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer ao menos uma viagem para caminhar ou fazer trilhas, 33% desejam visitar um spa, 24% gostariam de pedalar, 22% de fazer atividades aquáticas, 16% de ir para um retiro de ioga, 16% de correr e 15% de fazer meditação em suas férias em 2018.
  • 39% dos viajantes disseram que irão ler blogs ou ver vídeos no YouTube para buscar inspiração para suas viagens. Outros 36% disseram que vão recorrer a cenários de filmes, séries e vídeos de música para escolher seus destinos.
  • Reviver as boas lembranças do passado. Pelo menos um terço dos entrevistados disse que considera viajar para um lugar onde ia quando era criança. Segundo os viajantes, esses lugares trazem a boas memórias da infância, de familiares e de pets queridos. Nada menos que 44% dos entrevistados entre 18 e 24 anos (os millennials) pretendem voltar a um lugar onde passavam férias na infância.
  • Para a maioria dos viajantes, a tecnologia nunca é demais, e inteligência artificial e realidade virtual cada vez mais devem ajudar. Segundo a pesquisa, 29% dos viajantes entrevistados disseram que confiariam num computador para planejar uma viagem no próximo ano com base em seu histórico, e metade afirmou que não se importa em falar com uma pessoa ou uma máquina, contanto que seu problema seja solucionado. De acordo com o estudo, 64% dos viajantes gostariam de fazer um tour virtual antes de comprar uma viagem no próximo ano.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: