Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Tecnologia

As vantagens da Realidade Aumentada no turismo

atualizado em: 05/04/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Imagine um visitante chegando num ponto turístico histórico e não estar limitado ao que os olhos veem. É incrível pensar nas infinitas possibilidades

A tecnologia está a ponto de mudar tudo – da forma como interagimos com objetos até o modo como acessamos as informações. Estamos vivendo a evolução da interação do humano-computador. Vimos nos últimos anos a Realidade Virtual revolucionar o turismo, e agora a Realidade Aumentada promete ainda mais.  Os viajantes podem “testar” seus destinos, hotéis, e atrações preferidas em tempo real, é a combinação do digital com o físico, da percepção com a realidade.

A RA (ou AR na abreviação em inglês) combina elementos reais com virtuais e pode ser vivida com um app instalado num simples smartphone, tablet ou através de óculos especiais. Gigantes de hardware como Apple e Samgsung estão incorporando componentes cada vez mais prontos para a RA em seus dispositivos, enquanto as empresas de software, incluindo o Facebook e o Google, duplicaram o desenvolvimento de recursos e ferramentas avançadas de RA para integrar perfeitamente as experiências dos turistas. As principais vantagens da Realidade Aumentada para o turismo são:

Passado, presente e futuro unidos

Com a RA, a história ganha vida, permitindo a valorização do passado, da cultura e do património através da sua compreensão de forma mais visual e real. Imagine um visitante chegando num ponto turístico histórico e não estar limitado ao que os olhos veem, e simplesmente apontar o smartphone e obter a representação gráfica de um monumento atualmente em ruínas ou a simulação de uma batalha e a história por trás de tudo isso… É incrível pensar nas infinitas possibilidades.

Acesso liberado

A RA permite visitar locais fechados ou impossíveis de acessar pela sua natureza. Apontando para o ponto turístico, a app pode mostrar o seu “raio-X”, revelando o seu interior e facilitando informações sobre a arquitetura ou as peças existentes.

Mais visitantes

Ao proporcionar experiências culturais inovadoras com RA, os destinos ganham novos argumentos e aliados de peso para atrair mais visitantes e públicos mais diferenciados. Desde as camadas jovens ávidas de novas tecnologias até os turistas estrangeiros que passam a ter acesso em qualquer lugar a informações na sua própria língua podem ser atraídos por aplicações que enriqueçam a visita física ao local.

Qualidade do conteúdo

As equipes de desenvolvimento de RA podem incluir todo o tipo de conteúdo digital, é uma oportunidade única de storytelling com guias turísticos aumentados que podem acrescentar todo o contexto às peças em exposição ou monumentos. Desde a criação de um holograma de um soldado que acompanha o visitante ao longo da sua estadia até vídeos específicos, passando por infografias explicativas, animações e conteúdos 3D e possibilidade de partilha direta nas redes sociais, não há limite para o que pode ser disponibilizado num app.

Realidade aumentada a nossa volta

Assim, como pode-se prever, a RA preencherá o mundo a nossa volta. As empresas que investirem agora terão uma grande vantagem e a oportunidade de serem inovadoras e inspirar consumidores. Pois, conforme muitos especialistas já alertam, em pouco tempo não será opcional oferecer a experiência de RA aos turistas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: