Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Inteligência de mercado

Três formas de usar os dados de clientes a seu favor

atualizado em: 19/02/18
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE
Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia

A maioria das empresas de turismo costuma ir bem na alta temporada, ou aos finais de semana, mas enfrenta grande queda em outros períodos. Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia.

Quantas pessoas visitaram sua empresa no último mês? E nos últimos anos? O primeiro passo para estimular novas visitas de turistas que já estiveram em sua empresa é criar um cadastro de clientes informatizado. Comece com dados básicos, tais como:

Nome /E-mail /Data da visita / Canal em que comprou a viagem

Listas de clientes custam caro. Empresas como Serasa Experian e Notify cobram até R$ 0,65 por cada nome gerado. Você também pode desenvolver anúncios para estimular cadastros em redes sociais, como no Facebook. Mesmo assim, dificilmente terá despesa abaixo de R$ 0,30 por nome.

Como o Ministério do Turismo exige dos Meios de Hospedagem o preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, muitos turistas já se acostumaram a ceder seu cadastro. Você terá poucas objeções se questionar estas informações.

Com o cadastro feito, apenas com os quatro campos sugeridos, você pode:

  1. Enviar e-mail após a saída do turista, indicando atrações locais para uma nova viagem. Peça que avalie sua empresa no TripAdvisor, no Facebook e no Google Maps.
  2. Enviar e-mail com cupom de desconto, válido caso retorne com familiares, amigos ou se viajar na baixa temporada. Você também pode oferecer desconto para quem comprou via canal indireto, estimulando a próxima compra via seu site ou telefone.
  3. Criar um público personalizado enviando o cadastro de seus clientes para o Facebook. A partir deste público, desenvolva uma campanha para quem já visitou seu empreendimento, estimulando o retorno, e outra para os amigos deles, estimulando que conheçam o local que o amigo já visitou.

Então, com estas rápidas dicas, o que você precisa para iniciar?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Abril de 2024

Ciclo dois do Cidade Empreendedora em Frederico Westphalen terá ações voltadas à agricultura familiar

SAIBA MAIS

 

15 de Abril de 2024

Sebrae promove workshops sobre captação de recursos do Tecnova III

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: