Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Viagem pelo sabor

Como valorizar um destino turístico através da gastronomia

atualizado em: 22/05/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O turismo gastronômico se desenvolve em destinos que preservam e valorizam seus sabores e saberes culinários

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O uso da boa gastronomia como um atrativo é bastante interessante e importante do ponto de vista turístico, pois proporciona a formação de uma imagem positiva e de valorização da cultura e da identidade local.

Em função disso, o deslocamento motivado pelo interesse em conhecer elementos culinários diferentes faz surgir um novo segmento: o turismo gastronômico. Essa modalidade se desenvolve em destinos que preservam e valorizam seus sabores e saberes gastronômicos, construídos a partir de uma identidade bastante peculiar. Reunimos aqui algumas dicas que contribuirão para tornar estas experiências mais apetitosas.

  1. Comemore:

A gastronomia pode ser o motivo principal de uma viagem. Um bom exemplo são os festivais gastronômicos ou as festas típicas, como o Festival da Cultura e Gastronomia de Tiradentes, a Oktoberfest de Blumenau e a Festiqueijos de Carlos Barbosa, onde a comida é a razão para a escolha do destino. As iniciativas individuais ou pontuais também são oportunidades para chamar a atenção nas mídias, como o Festival de Inverno e Semana Farroupilha, onde os pratos típicos são o destaque.

Como valorizar um destino turístico através da gastronomia

  1. Use produtos da safra:

Explorar no cardápio os alimentos da safra é uma grande oportunidade, além de mais acessível.  A qualidade, o sabor e o frescor destes alimentos, que muitas vezes saem da própria horta ou do produtor para o prato, podem ser valorizados no menu através de saladas, prato principal, sobremesa ou na bebida.

  1. Valorize produtos locais ou regionais:

Oferecer experiências únicas no turismo é um grande desafio, mas na boa mesa é mais fácil oferecermos sabores únicos. Vale explorar a região para conhecer aquele queijo, linguiça ou uma geleia diferente, já que incluir esses produtos no cardápio pode fazer uma grande diferença para quem busca novos sabores. Outra dica é ter esses produtos para venda no local, pois é uma forma de oferecê-los como lembrança para casa.

  1. Proporcione prazer:

Além de conhecer novas culturas, alimentos e sabores, temos a necessidade de que esse momento seja um evento especial, um ritual de prazer. Ou seja, o mesmo alimento, sendo saboreado em boa companhia, com os detalhes valorizados, tornam a ocasião muito mais prazerosa. A decoração, o ambiente e a apresentação do prato serão memorizados e relembrados muitas vezes depois.

  1. Ar livre

A grande maioria dos turistas viaja para sair da rotina e se desconectar da correria da cidade. Assim, fazer uma refeição ou tomar um café na sombra de uma árvore ou em um belo jardim enriquece este momento. Explore os espaços externos ou até mesmo a vista da janela.

Como valorizar um destino turístico através da gastronomia 1

  1. Conte uma história:

Trazer para a mesa as receitas de família dá a mesma sensação que temos quando compartilhamos lembranças com amigos. É assim que muitos se sentem quando encontram no cardápio essas opções. Chamar a atenção para as razões que fazem com que determinada receita seja importante desperta curiosidade e empatia, além da memória e da cultura que é valorizada.

A gastronomia é muito importante e relevante para o turismo e possibilita inúmeras oportunidades para todos aqueles que souberem explorar esse nicho de mercado, direta ou indiretamente.

Os exemplos citados mostram que, como produto turístico, a culinária é um importante motivador. E mesmo quando não é o motivo e/ou elemento principal, ela sempre estará inserida no contexto e terá o seu papel de destaque numa viagem ou passeio.

 

Veja também

Palestra Online – Alta temporada chegou: 7 ideias de gestão que você precisa aplicar agora

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Abril de 2024

Professores da regional Norte do Sebrae RS são reconhecidos pelo Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2024

Sebrae promove palestra sobre Experiência do Paciente em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: