Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Crédito Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Mobilização

O Brasil celebra o Dia do Vinho

atualizado em: 30/05/18
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
No Rio Grande do Sul, o evento tem crescido em participação de regiões e participação do público, assim como em adesão de vinícolas de pequeno porte

O frio chegou! Esta época do ano é muito esperada pelo mercado do vinho, especialmente pelos amantes dos vinhos tranquilos. O setor da vitivinicultura se mobiliza nesta época do ano, onde o elo de ligação entre os diferentes atores é o foco no consumidor.

Em dezembro de 2013 foi promulgada a Lei Estadual 12.019, que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul. Este evento é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) – Região Uva e Vinho promoveram uma série de atividades para celebrar essa data festiva, que neste ano se estende de 18 de maio a 3 de junho.

O evento tem por característica integrar cadeias econômicas promovendo diversas atividades ocorrendo simultaneamente em diferentes regiões do País. No Rio Grande do Sul, a mobilização tem crescido em participação de regiões e participação do público, assim como em adesão de vinícolas de pequeno porte.

O Brasil celebra o Dia do Vinho

As atrações são bem diversificadas, desde uma cavalgada no Pampa até as festas típicas regionais. Os mais de 200 empreendimentos envolvidos promovem eventos, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, promoções e, principalmente, descontos para atrair os consumidores em mais de 300 atrações. Nesse período, os varejos e vinícolas que participam do evento comercializam vinhos com preços promocionais, que variam de 10% a 50%, assim como alguns dos restaurantes e hotéis parceiros oferecem taças de vinhos e sucos e pacotes promocionais. Assim, é uma boa oportunidade para comprar vinhos com excelente custo-benefício e conhecer novos roteiros turísticos.

As atividades envolvem produtores e cidades em três Estados, com destaque para o RS: Vale do São Francisco (BA); São Roque (SP); Itaara, Santa Maria, Silveira Martins e São João do Polêsine (Vale Central Gaúcho); Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha); Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores (Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho); e a capital gaúcha, Porto Alegre.

Para o ano que vem, o evento já tem data definida: será de 17 de maio a 2 de junho.

Veja também: 

Vídeo Vitivinicultura Mercado – Clique Aqui

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: