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Andre Bordignon
Gerência Setorial do Agronegócio
Para um setor que está cada vez mais profissional e competitivo, é fundamental uma estratégia de marketing focada no relacionamento com o cliente. Mas antes de pensar em como se tornar relevante e lembrado pelo consumidor é preciso ouvir e tomar atitudes baseadas nas suas necessidades e vontades.
O consumo de vinhos e espumantes permanece muito baixo no Brasil se comparado a outros países produtores de vinhos, não ultrapassando dois litros por habitante por ano. Para aumentar estes números e pensar no futuro do segmento é importante conhecer o perfil dos clientes da nova geração Y, que gradativamente desperta para o vinho. As pessoas que nasceram nas décadas de 1980 e 2000 são chamados de Millenials e estão modificando os hábitos tracionais e culturais de consumo da bebida.
A nova geração está fortalecendo a importância de desmitificar e tornar os vinhos e espumantes mais acessíveis, descomplicados e atrativos para o público jovem. Estes novos consumidores cresceram em meio ao acesso à tecnologia e, por estarem sempre conectados, compartilham informações e opiniões sobre os produtos. Para atrair este público e contribuir com o aumento do consumo de vinhos e espumantes no País é preciso simplificar e utilizar a inovação e a tecnologia. Aplicativos, redes sociais e influenciadores digitais são formas de se conectar com este público promissor que está aberto a novas experiências e a menos formalidades.
O Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) está apostando em uma revisão do posicionamento das três marcas coletivas: Vinhos do Brasil, Wines of Brasil e 100% Suco de Uva do Brasil. Um novo momento para o setor vitivinícola brasileiro com objetivos claros e definição de estratégias e ações de comunicação e marketing para aumentar o consumo e valorizar o vinho brasileiro. Para conhecer e saber mais sobre o projeto de branding, acesse: www.ibravin.org.br.
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