Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei SEI CREDITO CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora completa um ano com avanços em Frederico Westphalen

O programa respalda a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios

atualizado em: 22/03/21

Da Redação

COMPARTILHE

O Programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura, completa um ano em Frederico Westphalen e registra avanços como o acesso a um Software de Compras. A ferramenta pode ser usada para duas fontes: uma é para as compras governamentais, para que órgãos municipais possam fazer pesquisas mais detalhadas em outros editais que já tenham aberto, até em nível nacional; e também acesso às empresas locais para que elas possam, além de participarem das licitações, conhecer outras empresas e processos licitatórios que existem na região.

 

Frederico Westphalen foi o primeiro município a realizar o Diagnóstico Municipal com a análise dos principais indicadores socioeconômicos da cidade a fim entender a situação e contribuir para a tomada de decisões do poder público e da iniciativa privada, mostrando os segmentos com potencial para impulsionar o crescimento do local. Além disso, entre as ações do Cidade Empreendedora no município estão a pesquisa para elaboração do diagnóstico turístico e realização de consultorias para implantação do Licenciamento Automático de empresas.

 

Um dos pontos altos do programa é a Sala do Empreendedor que se tornou referência no município e realiza em torno de 500 atendimentos mensais. A Sala recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade. O local reúne em um único ambiente os serviços oferecidos por secretarias e órgãos como vigilância sanitária, e funciona também para reuniões por parte de empreendedores que usam o espaço como coworking.

 

A satisfação dos usuários da Sala do Empreendedor já foi comprovada em pesquisa realizada pelo Sebrae RS constatando que 100% dos entrevistados enfatizaram a necessidade de continuidade do serviço. No questionário, foi perguntado sobre a relevância da continuidade da estrutura atual de serviços ofertados. As principais demandas são abertura de empresas, baixa ou alteração, nota fiscal, impressão de guia DAS, alvarás e informações diversas.

 

“A experiência do Sebrae e de seus consultores trouxe resultados positivos na desburocratização de ações voltadas para o empreendedorismo em Frederico Westphalen. Em dois anos de trabalho da Sala do Empreendedor tivemos muitas conquistas, graças à parceria que temos com o Sebrae. Foram muitas ações efetivas de desburocratização que facilitaram a vida dos microempresários. Graças a essa grande parceria conseguimos fazer com que Frederico Westphalen se tornasse uma cidade empreendedora, e isso tem se mostrado essencial para possibilitar o crescimento das empresas e aquecer a economia”, ressalta o Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso.

 

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, afirma que a Prefeitura de Frederico Westphalen busca, continuamente, a melhoria do ambiente de negócios no município, e nesse sentido, o Sebrae e o programa Cidade Empreendedora têm auxiliado bastante, pois trazem as melhores práticas aplicadas em importantes cidades do Brasil. “Já implantamos inúmeras ações no sentido de simplificar e desburocratizar a vida dos empreendedores locais, e até o final de abril de 2021, devemos ter implantado o Alvará 100% Digital, outra ação desenvolvida em parceria com Sebrae que trará muita agilidade, credibilidade e transparência aos nossos processos internos. Isso vai refletir diretamente no ambiente de negócios local e dará maior segurança e confiabilidade à classe empreendedora que utiliza nossos serviços”, comenta o secretário.

 

“O Cidade Empreendedora é uma ferramenta para ajudar os municípios a melhorarem a sua gestão, criando um ambiente mais amigável ao empreendedorismo, através da qualificação dos serviços prestados aos seus cidadãos. Para o Sebrae, é uma satisfação poder fazer parte deste ambiente que vê no empreendedorismo uma saída para melhorar a vida dos cidadãos”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy. “No ano passado iniciamos o programa com 13 prefeituras e ficamos muito felizes com a participação de Frederico Westphalen com quem temos uma parceria de longa data e sabemos da competência da equipe para conduzir um projeto tão robusto”, acrescenta a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.

 

Saiba mais

“O Programa Cidade Empreendedora é nossa principal estratégia para o desenvolvimento dos municípios. Através de eixos prioritários, desenvolvemos junto ao poder público municipal um conjunto de soluções para melhorar o ambiente empreendedor”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. O desenvolvimento ocorre em quatro frentes prioritárias que são atores do desenvolvimento, com a capacitação do prefeito, secretários e equipe técnica, compras públicas para promover as compras do município junto aos pequenos negócios, desburocratização, atuando na implantação da lei da liberdade econômica e sala do empreendedor e educação empreendedora para desenvolvermos habilidades socioemocionais dos jovens para ampliar a visão de mundo e despertar o protagonismo neles.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2021

Empresas da área da saúde recebem orientação sobre a LGPD

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2021

MPEs afetadas pela crise podem parcelar débitos com o Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: