Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI CREDITO consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora completa um ano em São José do Norte

O programa respalda a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios

atualizado em: 01/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

Um programa para aperfeiçoar ferramentas de gestão e serviços que são entregues à população para favorecer o desenvolvimento do município. Assim é o Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios e transformar a realidade das pessoas. São José do Norte completou, em março, um ano de adesão, e já apresenta seus resultados.

 

“Através do programa, estamos trabalhando a educação empreendedora, que certamente vai dar uma perspectiva diferente para jovens que participam dessa experiência, que visa fazer com que eles tenham mais autossuficiência, habilidade de empreender e tomar rumos diferentes no seu futuro. O Cidade Empreendedora também tem auxiliado o município no seu desenvolvimento econômico, a partir do desenvolvimento de estratégias que melhoram os serviços que prestamos”, destaca a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig.

 

Ao longo deste um ano, foram desenvolvidas ações de Políticas Públicas, com o sistema de inspeção municipal, o licenciamento automático, compras públicas e a integração do município à Rede Simples. A educação empreendedora realizou a Jornada da Educação e outras ações que capacitaram professores e impactou centenas de alunos de escolas municipais. Além disso, a Sala do Empreendedor, que possuía Selo Bronze, recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.

 

“Nosso principal objetivo é utilizar as ações do programa para ajudar na aceleração do desenvolvimento do município e transformação local, auxiliando os empreendedores e o desenvolvimento da cidade”, relata o analista de articulação territorial do Sebrae RS Fabricio Sanches Burkert.

 

Outra ação que ajuda a direcionar as ações no município foi o Diagnóstico Municipal, que mostrou quais os diferenciais podem ser explorados em evento virtual com a economista Patrícia Palermo. São José do Norte tem uma população de mais de 25 mil habitantes e o comércio concentra 53% das atividades econômicas, seguido pelo segmento de serviços com 33%, indústria de transformação com 5%, agropecuária, extração vegetal, caça e pesca com 5% e construção civil com 3%. O potencial de consumo urbano do município é de R$ 333 milhões e 69% da população é potencialmente ativa.

 

“Tudo isso faz com que, cada vez mais, os cidadãos de São José do Norte tenham o desejo de empreender e, com isso, melhorar a sua condição de vida e, consequentemente, melhorar a condição da cidade em que nós vivemos”, avalia Fabiany.

 

Saiba mais

“O Programa Cidade Empreendedora é nossa principal estratégia para o desenvolvimento dos municípios. Através de eixos prioritários, desenvolvemos junto ao poder público municipal um conjunto de soluções para melhorar o ambiente empreendedor”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. O desenvolvimento ocorre em quatro frentes prioritárias que são atores do desenvolvimento, com a capacitação do prefeito, secretários e equipe técnica, compras públicas para promover as compras do município junto aos pequenos negócios, desburocratização, atuando na implantação da lei da liberdade econômica e sala do empreendedor e educação empreendedora para desenvolvermos habilidades socioemocionais dos jovens para ampliar a visão de mundo e despertar o protagonismo neles.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2021

Empresas da área da saúde recebem orientação sobre a LGPD

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2021

MPEs afetadas pela crise podem parcelar débitos com o Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: