Mais buscados: mEI credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Um programa para aperfeiçoar ferramentas de gestão e serviços que são entregues à população para favorecer o desenvolvimento do município. Assim é o Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios e transformar a realidade das pessoas. São José do Norte completou, em março, um ano de adesão, e já apresenta seus resultados.
“Através do programa, estamos trabalhando a educação empreendedora, que certamente vai dar uma perspectiva diferente para jovens que participam dessa experiência, que visa fazer com que eles tenham mais autossuficiência, habilidade de empreender e tomar rumos diferentes no seu futuro. O Cidade Empreendedora também tem auxiliado o município no seu desenvolvimento econômico, a partir do desenvolvimento de estratégias que melhoram os serviços que prestamos”, destaca a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig.
Ao longo deste um ano, foram desenvolvidas ações de Políticas Públicas, com o sistema de inspeção municipal, o licenciamento automático, compras públicas e a integração do município à Rede Simples. A educação empreendedora realizou a Jornada da Educação e outras ações que capacitaram professores e impactou centenas de alunos de escolas municipais. Além disso, a Sala do Empreendedor, que possuía Selo Bronze, recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.
“Nosso principal objetivo é utilizar as ações do programa para ajudar na aceleração do desenvolvimento do município e transformação local, auxiliando os empreendedores e o desenvolvimento da cidade”, relata o analista de articulação territorial do Sebrae RS Fabricio Sanches Burkert.
Outra ação que ajuda a direcionar as ações no município foi o Diagnóstico Municipal, que mostrou quais os diferenciais podem ser explorados em evento virtual com a economista Patrícia Palermo. São José do Norte tem uma população de mais de 25 mil habitantes e o comércio concentra 53% das atividades econômicas, seguido pelo segmento de serviços com 33%, indústria de transformação com 5%, agropecuária, extração vegetal, caça e pesca com 5% e construção civil com 3%. O potencial de consumo urbano do município é de R$ 333 milhões e 69% da população é potencialmente ativa.
“Tudo isso faz com que, cada vez mais, os cidadãos de São José do Norte tenham o desejo de empreender e, com isso, melhorar a sua condição de vida e, consequentemente, melhorar a condição da cidade em que nós vivemos”, avalia Fabiany.
Saiba mais
“O Programa Cidade Empreendedora é nossa principal estratégia para o desenvolvimento dos municípios. Através de eixos prioritários, desenvolvemos junto ao poder público municipal um conjunto de soluções para melhorar o ambiente empreendedor”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. O desenvolvimento ocorre em quatro frentes prioritárias que são atores do desenvolvimento, com a capacitação do prefeito, secretários e equipe técnica, compras públicas para promover as compras do município junto aos pequenos negócios, desburocratização, atuando na implantação da lei da liberdade econômica e sala do empreendedor e educação empreendedora para desenvolvermos habilidades socioemocionais dos jovens para ampliar a visão de mundo e despertar o protagonismo neles.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2024Educação empreendedora e inovação: 70 projetos são apresentados em Mostra Científica da 8ª CRE em Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
22/10/2024 15:30Mercopar 2024 chega ao fim com projeção de R$ 935 milhões em negócios
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.