Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi sei crédito consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora completa um ano em São José do Norte

O programa respalda a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios

atualizado em: 01/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

Um programa para aperfeiçoar ferramentas de gestão e serviços que são entregues à população para favorecer o desenvolvimento do município. Assim é o Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios e transformar a realidade das pessoas. São José do Norte completou, em março, um ano de adesão, e já apresenta seus resultados.

 

“Através do programa, estamos trabalhando a educação empreendedora, que certamente vai dar uma perspectiva diferente para jovens que participam dessa experiência, que visa fazer com que eles tenham mais autossuficiência, habilidade de empreender e tomar rumos diferentes no seu futuro. O Cidade Empreendedora também tem auxiliado o município no seu desenvolvimento econômico, a partir do desenvolvimento de estratégias que melhoram os serviços que prestamos”, destaca a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig.

 

Ao longo deste um ano, foram desenvolvidas ações de Políticas Públicas, com o sistema de inspeção municipal, o licenciamento automático, compras públicas e a integração do município à Rede Simples. A educação empreendedora realizou a Jornada da Educação e outras ações que capacitaram professores e impactou centenas de alunos de escolas municipais. Além disso, a Sala do Empreendedor, que possuía Selo Bronze, recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.

 

“Nosso principal objetivo é utilizar as ações do programa para ajudar na aceleração do desenvolvimento do município e transformação local, auxiliando os empreendedores e o desenvolvimento da cidade”, relata o analista de articulação territorial do Sebrae RS Fabricio Sanches Burkert.

 

Outra ação que ajuda a direcionar as ações no município foi o Diagnóstico Municipal, que mostrou quais os diferenciais podem ser explorados em evento virtual com a economista Patrícia Palermo. São José do Norte tem uma população de mais de 25 mil habitantes e o comércio concentra 53% das atividades econômicas, seguido pelo segmento de serviços com 33%, indústria de transformação com 5%, agropecuária, extração vegetal, caça e pesca com 5% e construção civil com 3%. O potencial de consumo urbano do município é de R$ 333 milhões e 69% da população é potencialmente ativa.

 

“Tudo isso faz com que, cada vez mais, os cidadãos de São José do Norte tenham o desejo de empreender e, com isso, melhorar a sua condição de vida e, consequentemente, melhorar a condição da cidade em que nós vivemos”, avalia Fabiany.

 

Saiba mais

“O Programa Cidade Empreendedora é nossa principal estratégia para o desenvolvimento dos municípios. Através de eixos prioritários, desenvolvemos junto ao poder público municipal um conjunto de soluções para melhorar o ambiente empreendedor”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. O desenvolvimento ocorre em quatro frentes prioritárias que são atores do desenvolvimento, com a capacitação do prefeito, secretários e equipe técnica, compras públicas para promover as compras do município junto aos pequenos negócios, desburocratização, atuando na implantação da lei da liberdade econômica e sala do empreendedor e educação empreendedora para desenvolvermos habilidades socioemocionais dos jovens para ampliar a visão de mundo e despertar o protagonismo neles.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Agosto de 2022

Cachaçaria orgânica da Serra Gaúcha completa 20 anos em franco crescimento

SAIBA MAIS

 

12 de Agosto de 2022

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: