Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI SEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Curso do Sebrae em Campo Bom inspira aluna a abrir seu próprio negócio

O empreendedorismo do município é reforçado também com ações do programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 25/03/21

Da Redação

COMPARTILHE

A estudante Luiza Allenbrandt, de 16 anos, quase não dá conta de tanta encomenda que a sua loja online Choco Mais (@chocoo_maiss) tem recebido nos últimos dias. Ela faz trufas, ovos de colher, cookies, barras gourmet e outras delícias doces. A ideia de abrir seu próprio negócio foi inspirada nas orientações que recebeu ao participar, em 2019, do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), implementado em Campo Bom por meio da parceria entre o Sebrae RS e a prefeitura municipal. Agora, com o programa Cidade Empreendedora, os princípios da educação empreendedora e o desenvolvimento de competências socioemocionais continuam reforçados em Campo Bom, por meio de oficinas e workshops para os professores da rede municipal.

“Desde o início da nossa gestão, em 2017, temos investido pesado em recursos tecnológicos, inserimos no currículo escolar a Educação em Tecnologias, ou seja, incentivamos o empreendedorismo. Somos um município conhecido por criar ambiente de fomento aos empreendedores, pois acreditamos na força motriz da iniciativa privada como um propulsor para o desenvolvimento de nossa cidade. Entendemos, também, que esse é um tema que deve ser abordado e fomentado em sala de aula, com nossas crianças e adolescentes, assim, estamos sempre ampliando as ações de educação empreendedora. Desenvolvemos o Projeto de Olho no Futuro, que nos rendeu premiação por três anos consecutivos. A parceria com o Sebrae, igualmente, tem sido de grande valia. Prova disso é o sucesso da Luiza Allenbrandt, que tem servido de exemplo para outros jovens de Campo Bom e da Região”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

“Em primeiro lugar, gostaria de destacar a importância das parcerias no Projeto De Olho no Futuro, como, por exemplo, a parceria com o Sebrae RS, as quais oportunizam aos estudantes conhecimentos e experiências muito ricas para o seu desenvolvimento crítico e criativo, contribuindo com a formação das crianças e jovens, tornando-os autônomos e proativos, capazes de superarem desafios e, assim, se inserirem no mercado de trabalho, construindo um mundo melhor. A prova da importância das parcerias em uma educação empreendedora está no exemplo da empresa da Luiza, cuja sementinha foi plantada em 2019 e, hoje, está fazendo diferença produtiva e positiva em sua vida e, com certeza, na de sua família”, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Daise Schneider.

O município de Campo Bom é conhecido por seu perfil empreendedor e programas como o JEPP, que foi adotado durante três anos integrando o projeto De Olho no Futuro, contribuem para reforçar essa característica ao levar o tema empreendedorismo para a sala de aula, envolvendo crianças e adolescentes. Neste ano, o isolamento imposto pela pandemia e a vontade de auxiliar na renda familiar levaram Luiza a reativar o projeto da loja online desenvolvido na época do JEPP. A Choco Mais ainda nem completou um mês de atividades e ela já pensa em fazer novos cursos e buscar mais informações sobre empreendedorismo para levar seu negócio adiante. “Só está faltando mais tempo por causa da quantidade de encomendas”, afirma a jovem.

A professora da rede municipal Simone Silva da Silva participou do projeto em 2018 e 2019 e relata que atendeu turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e Luiza era uma das alunas. “Fiquei superfeliz em ver que aquela sementinha plantada deu super certo. Luiza sempre teve um comportamento empreendedor, era persistente, muito dedicada e determinada”, lembra a professora. “Ela já dizia que queria ser empreendedora, protagonista da sua vida”, complementa. “O projeto do Sebrae foi incrível, temos que ensinar o empreendedorismo nas escolas para criar a cultura, levar os conceitos básicos”, salienta a professora.

Curso do Sebrae em Campo Bom inspira aluna a abrir seu próprio negócio

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2021

Empresas da área da saúde recebem orientação sobre a LGPD

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2021

MPEs afetadas pela crise podem parcelar débitos com o Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: