Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI crédito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Tecnologia

Ferramenta útil e gratuita para calagem e adubação

10/07/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução

As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução. Um exemplo próximo é o Fertfacil (www.fertfacil.com), um sistema que surgiu de uma startup dentro da UFRGS e que facilita o processo de interpretação de análise de solos e cálculo da recomendação de calagem e adubação para as principais culturas de importância agrícola. Acessível online, tem como público-alvo produtores rurais e principalmente técnicos e engenheiros agrônomos que necessitam de uma ferramenta fácil e intuitiva para esses fins.

O desenvolvimento teve início no final de 2015, a partir da ideia e projeto do professor Tales Tiecher, da UFRGS, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, que contou com apoio do especialista em Desenvolvimento e Projeto de Aplicações Móveis Éber Jessé da Silva Peretto, da Tuhl Soluções em Software, e ajuda do especialista Eduardo de Freitas.

O sistema é totalmente gratuito, conta com mais de 1,6 mil usuários do Brasil e Paraguai e já teve mais de 6 mil análises cadastradas e cerca de 10 mil relatórios emitidos. Com esse currículo e com desenvolvimento para o sistema Android em curso, seus idealizadores agora buscam novos parceiros para alavancar ainda mais seu desenvolvimento.

Ferramenta útil e gratuita para calagem e adubação.

Segundo seus criadores, o sistema se diferencia de produtos semelhantes por ser gratuito, ter atualização constante para um grande número de regiões, ser fácil e intuitivo de utilizar e ser totalmente online, permitindo acesso ao banco de dados e a interpretações de análises em qualquer lugar por meio de computador ou smartphone. É útil para produtores que precisam interpretar uma análise de solo e calcular a quantidade necessária de fertilizantes e corretivos de acidez para os principais cultivos agrícolas do Brasil (RS, SC, PR e Cerrado) e Paraguai (com versão em espanhol), baseando-se em recomendações oficiais.

O usuário precisa ter em mãos um laudo idôneo de análise química do solo, saber qual o sistema de cultivo utilizado e a expectativa de produção. Em muitos casos, após o cadastro do laudo de análise de solo, a interpretação e recomendação de calagem e adubação podem ser feitas em questão de segundos. Lembrando sempre da importância da orientação de um engenheiro agrônomo.

De grande utilidade, o foco inicial do produto foram as grandes culturas, como soja, milho, trigo e arroz, entre outras. Mas já há, para algumas regiões, recomendações para plantas forrageiras anuais e perenes, de inverno e verão; e interpretação e recomendação de fertilizantes e corretivos para frutíferas, hortaliças e tabaco. E há planos de estender o serviço para mais Estados, como SP, RJ, MG e ES, e para outras culturas, como café e laranja.

Com sua gratuidade e facilidade de uso, o sistema também se demonstra uma ótima ferramenta para micro e pequenos produtores, pois é uma forma de ter acesso a uma tecnologia avançada, com resultados práticos, rápidos e seguros. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Grãos em Sistema Integrado

Exemplos de Sucesso

Integrar culturas para agregar valor

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: