Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CRÉDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Tecnologia

Ferramenta útil e gratuita para calagem e adubação

10/07/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução

As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução. Um exemplo próximo é o Fertfacil (www.fertfacil.com), um sistema que surgiu de uma startup dentro da UFRGS e que facilita o processo de interpretação de análise de solos e cálculo da recomendação de calagem e adubação para as principais culturas de importância agrícola. Acessível online, tem como público-alvo produtores rurais e principalmente técnicos e engenheiros agrônomos que necessitam de uma ferramenta fácil e intuitiva para esses fins.

O desenvolvimento teve início no final de 2015, a partir da ideia e projeto do professor Tales Tiecher, da UFRGS, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, que contou com apoio do especialista em Desenvolvimento e Projeto de Aplicações Móveis Éber Jessé da Silva Peretto, da Tuhl Soluções em Software, e ajuda do especialista Eduardo de Freitas.

O sistema é totalmente gratuito, conta com mais de 1,6 mil usuários do Brasil e Paraguai e já teve mais de 6 mil análises cadastradas e cerca de 10 mil relatórios emitidos. Com esse currículo e com desenvolvimento para o sistema Android em curso, seus idealizadores agora buscam novos parceiros para alavancar ainda mais seu desenvolvimento.

Ferramenta útil e gratuita para calagem e adubação.

Segundo seus criadores, o sistema se diferencia de produtos semelhantes por ser gratuito, ter atualização constante para um grande número de regiões, ser fácil e intuitivo de utilizar e ser totalmente online, permitindo acesso ao banco de dados e a interpretações de análises em qualquer lugar por meio de computador ou smartphone. É útil para produtores que precisam interpretar uma análise de solo e calcular a quantidade necessária de fertilizantes e corretivos de acidez para os principais cultivos agrícolas do Brasil (RS, SC, PR e Cerrado) e Paraguai (com versão em espanhol), baseando-se em recomendações oficiais.

O usuário precisa ter em mãos um laudo idôneo de análise química do solo, saber qual o sistema de cultivo utilizado e a expectativa de produção. Em muitos casos, após o cadastro do laudo de análise de solo, a interpretação e recomendação de calagem e adubação podem ser feitas em questão de segundos. Lembrando sempre da importância da orientação de um engenheiro agrônomo.

De grande utilidade, o foco inicial do produto foram as grandes culturas, como soja, milho, trigo e arroz, entre outras. Mas já há, para algumas regiões, recomendações para plantas forrageiras anuais e perenes, de inverno e verão; e interpretação e recomendação de fertilizantes e corretivos para frutíferas, hortaliças e tabaco. E há planos de estender o serviço para mais Estados, como SP, RJ, MG e ES, e para outras culturas, como café e laranja.

Com sua gratuidade e facilidade de uso, o sistema também se demonstra uma ótima ferramenta para micro e pequenos produtores, pois é uma forma de ter acesso a uma tecnologia avançada, com resultados práticos, rápidos e seguros. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Grãos em Sistema Integrado

Técnicas

Mitos e realidades na integração lavoura e pecuária

Grãos em Sistema Integrado

Mercado

Os preços dos produtos agrícolas

Grãos em Sistema Integrado

Tecnologia

Nova Tecnologia

Notícias

23 de Janeiro de 2019

Projeto de Saúde em Pelotas produz primeiros resultados

SAIBA MAIS

 

22 de Janeiro de 2019

“Conseguimos reduzir 3 mil reais nas despesas mensais”, diz sócia da Jacuhy

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/01/2019 18:07

Sebrae-RS cria projeto focado em inovar empresas de varejo

Sebrae RS Podcast 14/01/2019 17:44

Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-RS tem novo presidente

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: