Mais buscados: Mei credito SEI Boas Praticas consultoria
Da Redação
A cidade de Santiago dará um passo significativo para fortalecer a inovação local com a apresentação oficial do Ecossistema de Inovação. O evento, gratuito, ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 19h, no Hub Multiplicar, localizado no Centro Empresarial de Santiago (CES – Rua Pinheiro Machado, 2232). A iniciativa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santiago, faz parte do Eixo de Inovação no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e conta com apoio do CES.
Destinado a empresários, gestores públicos, acadêmicos e entidades, o evento marcará o lançamento oficial do ecossistema e sua identidade visual. Com a apresentação, os participantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura do projeto e os próximos passos a partir da implementação. Após esse marco, a governança será estabelecida e as ações do ecossistema seguirão de forma independente com a participação ativa dos envolvidos.
O encontro tem como objetivo demonstrar como a colaboração entre empresas, governo, academia e sociedade civil pode estimular o desenvolvimento sustentável e criar novas oportunidades para o município.
O Ecossistema de Inovação é uma iniciativa que busca integrar diferentes atores para promover o desenvolvimento e a inovação de forma colaborativa. A metodologia aplicada pelo Grupo W&A, com apoio do Sebrae RS, envolveu o mapeamento de participantes, oficinas presenciais, consultorias e a construção de um plano de ação estratégico, incluindo a criação de uma identidade visual para o projeto.
A analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Cibele Bolzan Scherer, explica que um ecossistema de inovação atua como um facilitador do desenvolvimento econômico e social. “Trata-se de um ambiente propício para a troca de ideias e experiências, estimula o desenvolvimento, e fomenta a criação de startups e novos negócios. Além disso, o ecossistema pode discutir políticas públicas de incentivo à inovação, organiza eventos e seminários para capacitação e networking e estabelece uma governança clara que orienta as ações e iniciativas”.
Ela explica que Santiago possui condições favoráveis para consolidar um ecossistema de inovação. A quádrupla hélice – governo, academia, empresas e sociedade civil – já está sensibilizada, e marcos como a Lei e o Fundo de Inovação fortalecem sua estruturação. Um ecossistema de inovação pode, por exemplo, promover capacitações para preparar a força de trabalho local ou então incentivar parcerias entre empresas e universidades, gerando soluções inovadoras por meio de projetos colaborativos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.