Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi Credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Startup

Estratégia

Validação: como testar suas hipóteses?

15/04/19
Cristian Schüler

Cristian Schüler

Semente Negócios

COMPARTILHE
Uma hipótese é sempre uma afirmação, é algo que você supõe ser verdadeiro, mas que precisa ser verificado

Enquanto negócios tradicionais estão inseridos em um mercado consolidado, negócios inovadores trabalham com incertezas muito grandes, onde os dados são praticamente inexistentes e fazem com que, em um momento inicial, tudo o que se imagina sobre esse futuro negócio seja algo hipotético. Neste texto ajudaremos você a dar um passo muito importante dentro do desenvolvimento de sua startup: a validação de suas hipóteses.

Afinal, o que são hipóteses?

Uma hipótese é sempre uma afirmação, é algo que você supõe ser verdadeiro, mas que precisa ser verificado. Você pode gerar hipóteses sobre o comportamento do seu público, sobre o problema que ele possui, sobre como uma mudança no produto vai influenciar na retenção ou até se esse é de fato o seu público.

O público é uma hipótese, a proposta de valor é uma hipótese, a forma de capturar valor é uma hipótese, o valor a ser cobrado é uma hipótese e a demanda em si também é uma hipótese.

Por isso, é extremamente importante que o empreendedor crie uma mentalidade de teste e validação de hipótese para desenvolver seu negócio inovador.

Antes de criar o teste que irá ajuda-lo a validar suas hipóteses, é importante esclarecermos alguns pontos:


Teste

Forma como você pretende verificar se a hipótese é verdadeira ou não.

Métrica

Unidade de medida para verificar se o teste foi bem-sucedido e a hipótese foi validada.

Meta

Valor que você espera atingir na métrica para validar a sua hipótese.

Com dados praticamente inexistentes, determinar uma meta também é muito difícil. Por este motivo, ela é por si mesma uma hipótese. É importante, portanto, melhorar essa meta ao longo do teste, não apenas assumindo a validação da hipótese como sendo verdadeira.

Agora, vamos a um exemplo de teste de hipóteses!

  • Exemplo do produto: “Certificação Para Líderes da Inovação” da Semente Negócios.
  • Hipótese: consultores autônomos sentem a necessidade de se capacitar em inovação.
  • Teste: criação e disponibilização gratuita do “Guia Para Líderes da Inovação”, via landing page, em troca de dados cadastrais.
  • Métrica: número de pessoas que disponibilizaram seus dados dentro do público de consultores autônomos.
  • Meta: 150 em duas semanas.
  • Resultado: 208 – Hipótese Validada!

Agora que você já sabe o que é um modelo de negócio e como testar as principais hipóteses é hora de ir para a rua e buscar validá-las através da interação com seu público.

Quer saber mais?

Empresa Semente Negócios

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2019

Sebrae RS e FIERGS apresentam a Mercopar em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2019

Cadastro Positivo identifica bons pagadores e facilita o acesso ao crédito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: