Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CREDITO MEI Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Vivências únicas

Criatividade gerando experiências memoráveis

19/03/18
Ivane Fávero

Ivane Fávero

Presidente da Aenotur e Líder do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana

COMPARTILHE
É a interação humana que torna memorável a experiência turística. Se ela promover uma vivência, um aprendizado, uma emoção, ela se tornará significativa!

O MUNDO MUDOU

Todos já percebemos que o mundo mudou, que valores foram ressignificados. Se a forma de vida mudou, muito em função do advento da internet e do smartphone, é certo que também mudaram as pessoas e a forma como percebem o mundo e, finalmente, como fazem turismo.

MUITO DO MESMO

A oferta turística mundial se baseava na apresentação do que o destino possuía e o turista acabava por encontrar ‘“muito do mesmo”. Ou seja: apesar da riqueza cultural e ambiental, a experiência turística se pautava somente na observação desses lugares. Em alguns momentos, não se percebia a diferença de estar em uma cidade ou outra. Chegava-se em casa e não se identificava o lugar das fotos, a não ser que se buscasse ajuda em guias turísticos ou, mais atualmente, na internet.

CRIATIVIDADE NA OFERTA TURÍSTICA

Entendendo que o mundo mudou e que as pessoas estão em busca de um sentido para sua existência, alguns empreendedores passaram a utilizar a criatividade na elaboração de vivências significativas. Já havia piqueniques pelo mundo, mas o edredom florido embaixo dos parreirais foi criação da Vinícola Cristófoli. Já havia colheitas de uva, mas alguém criou a colheita ao luar. Muitos faziam pão, mas a D. Odete criou a oficina para fazer a “colombina” na Osteria Della Colombina. E assim ocorreu em muitos outros projetos onde, honrosamente, o Sebrae atuou.

MIMETISMO

“Nem tudo se cria, muito se copia”, já diz o ditado, mas isso não deve ser aplicado na oferta turística baseada na criatividade e inovação. Se o empreendedor está em busca da diferenciação, de algo que o torne especial, único, lembrado e citado, deve ser criativo e inovador e elaborar uma experiência baseada na sua cultura e natureza, no seu terroir!

QUEM É O TURISTA HOJE?

Antes, porém, é preciso conhecer o seu cliente. Uma das constatações é que boa parte vem dos grandes centros urbanos, ou seja, passa o dia em um escritório com luz fluorescente e clima artificial; sai num trânsito extenuante; chega a sua casa, que geralmente é um apartamento com vista para a janela do prédio ao lado. Aí, ele vai ao seu empreendimento e você quer enjaulá-lo novamente? Um pouco de empatia com o turista efetivo e potencial fará bem na hora de planejar a experiência que você quer ofertar. E vale buscar inspiração em outras cidades ou negócios similares. Hoje isso é possível com uma boa navegada na internet. Esteja atento e aproveite os insights. É assim que nos tornamos mais criativos e, consequentemente, é assim que o seu negócio se tornará mais competitivo no mercado turístico.

 

SAIBA MAIS

Vídeo – Inovação constante para crescer – Série Vencendo no mercado – lições da vida real

Palestra Online – Experiência de consumo. Como oferecer a melhor

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: