Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Cristal do Sul – A segunda edição do Dia de Campo do projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) Alto Uruguai ocorre no dia 2 de dezembro, em Cristal do Sul. O evento irá promover a difusão de tecnologias na produção de leite e apresentar os resultados da iniciativa, que é operada no Estado pelo Programa Juntos Para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). O encontro será realizado na propriedade de Eliseu Kolwoski (Linha São Valentin, interior de Cristal do Sul).
O objetivo do 2º Dia e Campo, conforme explica o gestor do PISA Alto Uruguai pelo SEBRAE/RS, Ronaldo Dario Kloeckner, “é fortalecer essa metodologia de trabalho, por meio da discussão de aspectos importantes para a sobrevivência e o progresso da pequena propriedade de leite”, disse. Além do caso de sucesso, serão apresentados os resultados globais do projeto nas 109 propriedades que aplicaram essas orientações de gestão no sistema produtivo.
O PISA foi criado pelo Ministério da Agricultura e conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Emater e prefeituras da região. É aplicada como piloto em alguns municípios do Brasil e, no Estado, é disseminado por meio da carteira de projetos do SEBRAE/RS, dentro do Programa Juntos para Competir (FARSUL – SENAR – SEBRAE). Ele aplica conceitos que são pesquisados nas universidades e, então, direcionados ao campo.
A atividade ocorrerá em duas etapas. Na parte da manhã, será realizado o credenciamento e depois visita técnica à propriedade de Eliseu Kolwoski. O trabalho do produtor é apontado como caso de sucesso a partir de uma nova estratégia de redução de custos e de reorganização da oferta de alimento aos animais. Antes, a silagem e a ração eram os principais complementos. Com o planejamento forrageiro, foi possível garantir maior pasto e com mais qualidade, o que impactou no custo final do litro de leite. Durante a tarde, serão apresentados os resultados do programa e será feita a entrega de certificados.
O Supervisor Regional do SENAR-RS, Diego da Silva Coimbra, diz que as consultorias e oficinas realizadas com os produtores foram importantes para reestruturar diversos processos. “Aspectos de gestão, informática, manejo, ordenha e qualidade do leite, por exemplo, foram tópicos abordados. O resultado disso foi um incremento na renda dos produtores em até 60%”, comemora. Isso foi possível, ainda segundo Coimbra, graças à diminuição do custo do litro de leite. “Antes o valor era de R$ 0,80 centavos. Conseguimos baixar para R$ 0,50 centavos, focando em novas técnicas de manejo e alimentação”, afirma.
O evento é aberto para produtores do município e região que queiram conhecer a metodologia do PISA. Para participar, o interessado deve confirmar presença por meio de um dos telefones abaixo:
Secretaria de Agricultura de Cristal do Sul: (55) 8407-4494.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais: (55) 3616-2203.
Informações para cadastro no dia do evento: Nome/endereço/telefone/CPF.
Programação:
Estação 1 – Plano Anual de Uso das Áreas
Estação 2 – Sistema de Manejo das Pastagens e Produção de Leite
Estação 3 – Irrigação de Pastagens
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.