Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

9º Seminário Turismo Rural – Roteiros e Sabores

Em Pelotas, no dia 11 de outubro, deverá ser momento de reflexões sobre o desenvolvimento do turismo na região Sul e oportunidades para a economia local.

01/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

A programação do 9º Seminário Turismo Rural 2018 – Roteiros e Sabores vai demonstrar porque os empreendimentos que atuam no segmento merecem a atenção não só de turistas, mas de apoiadores de uma economia importante para as cidades da zona Sul do Rio Grande do Sul. Com o apoio do Sebrae RS, por meio do Projeto Costa Doce Natureza, o evento será realizado no dia 11 de outubro, na Associação Rural de Pelotas, na avenida Fernando Osório, 1754 – Três Vendas. A ideia é apresentar relatos bem-sucedidos de micro e pequenas empresas que investiram em negócios com serviços e produtos muito atraentes. A inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/3dd7b4.

9º Seminário Turismo Rural – Roteiros e Sabores

Foto: Divulgação/ Governo Estadual RS

A gestora do projeto no Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, explica que o seminário é uma oportunidade para outros empreendedores e pessoas interessadas nos temas do turismo na região compreenderem questões que envolvem os pequenos negócios. “Mesmo que uma empresa tenha clareza sobre o que deseja oferecer ao mercado, nem sempre os planos saem bem. Uma gestão organizada em processos e foco no negócio faz a diferença. Por isso, capacitações técnicas especializadas ajudam”, avalia ela.

Entre os convidados que vão expor suas histórias, Carla Rusch, de São Lourenço do Sul, tem muito o que agregar. Ela é proprietária do Sabores do Sítio, um espaço no interior do município que acaba de completar um ano. “Nesse tempo, superamos muito a expectativa de público atendido, que passou mil pessoas. Nossa marca é muito forte na simplicidade que agrada”, empolga-se.

O sítio foi reconfigurado para receber, por exemplo, grupos escolares em acampamento ou famílias que buscam o contato com a natureza, sem abrir mão de infraestrutura, como banheiros, chuveiros e um cardápio delicioso de comidas coloniais, doces e o famoso Maischnaps. “Essa bebida é tipo um licor natural que não vai açúcar. Contamos toda a história da produção, pois sempre inicia no dia primeiro de maio, colocando a carqueja. Depois, a cada dia, vai entrando o boldo e outras ervas que temperam. No final, é que entram a camomila, a cidreira e o capim cidrão”, ensina a empreendedora.

A experiência que ela adquiriu junto ao Sebrae RS é que a levou a comercializar, além de um passeio na propriedade, uma área de restaurante – que também pode ser alugado para eventos – e os produtos artesanais: “O Maischnaps sai em garrafas tipo long neck por R$ 10,00. As compotas também são muito procuradas e resumindo tudo acredito que o trabalho tem sido reconhecido pelos visitantes, pois recebo elogios”, alegra-se.

Entre os aspectos que Carla vai chamar a atenção estão os enfrentamentos para a contratação de colaboradores. “Nosso movimento maior é no final de semana. Não consigo contratar jovens que aceitem e acabo fazendo tudo sozinha, desde a cozinha, a limpeza, a arrumação, o atendimento e as vendas”, lamenta ela, lembrando que mesmo assim descobriu na própria empresa o quanto se identifica com a atividade e pretende crescer ainda mais.

Evento já está no calendário anual do setor

Para Carlos Gonçalves, presidente da Associação Cavaleiros da Costa Doce, o seminário se fixou no calendário anual dos agentes que atuam com turismo porque, justamente, é um momento em que a troca de ideias se faz relevante: “Somos parceiros do Sebrae RS, porque entendemos que o turismo merece muito mais atenção do que consegue. Receber bem um visitante, com produtos feitos na região, não pode ser algo amador. Precisamos de conhecimento para crescer”, diz ele.

O Cavaleiros da Costa Doce é um conjunto de pessoas que organiza eventos específicos para divulgar e demonstrar as belezas naturais que existem em Pelotas, São Lourenço do Sul, Tapes, Rio Grande e muitos outros municípios. Eles estão apoiando o Seminário de Turismo Rural porque acreditam que a qualificação do segmento vai gerar benefícios para todos. “As cavalgadas são passeios de contemplação. Temos mais de 5 mil cavaleiros cadastrados, estruturas de apoio para cuidar dos cavalos e garantir a segurança, além de realizarmos os melhores trajetos”, conta Gonçalves.

Confira a programação do 9º Seminário Turismo Rural – Roteiro e Sabores:

Data: 11/10/2018

Horário: 9h às 18h

Local: Associação Rural de Pelotas – Avenida Fernando Osório, nº 1754, Três Vendas

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial

9h30 – Sebrae: Apresentação Relatório Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do RS com Prof. Dr. Marcelo Jacques Fonseca- Unisinos

10h30 – Cultura Doceira como Patrimônio Imaterial Nacional – Tradição Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas e a Salva Guarda dos Saberes e Fazeres da Região como Produção Doceira com Giorgio Ronna e Paulina Von Laer.

11h – Azeites Costa Doce com Rodrigo Costa; Cooperativa Sul Leite com Raul Amaral; Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha com Clori Giordani Peruzzo.

11h45 – Eventos Rurais como Fator de Desenvolvimento do Turismo Rural com Jair Seidel – Secretário de Desenvolvimento Rural de Pelotas.

12h15 – Intervalo para Almoço

14h – Sabores da Colônia de Morro Redondo com Adriane Lobo -ASCAR – EMATER/RS; Sabores da Casa da Pimenta com Verônica Tuchtenhagen-Turuçu.

15h – Via Ecológica Serra dos Tapes: Agência Pedal Curticeira com Leandro Karan

15h30 – Rede De Agências Receptivas da Costa Doce – Comercialização dos Roteiros Rurais: Alex Sandro de Oliveira Souza – Agência Laguna Sul de São José do Norte.

16h – Novos Negócios de Turismo Rural

Sabores do Sítio: Carla Rusch – Turismo Rural de São Lourenço do Sul;

Espaço Ecoar: Everton Lautenschlager – Roteiro Morro de Amores de Morro Redondo.

16h30 – Rota dos Butiazais com Rosa Lia Barbieri, pesquisadora Embrapa Clima Temperado.

17h – Apresentação Cultural Invernada Mini Mirim do CTG Cancela Grande de Morro Redondo – “Um Amor Artesanal”.

Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel- Apresentação de pratos e petiscos de produtos da região.

18h – Encerramento

Realização: Associação Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae RS.

Parceiros: Prefeitura Municipal de Pelotas – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Associação Rural de Pelotas, EMBRAPA, ACP, UFPel (Gastronomia e Hotelaria).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Novembro de 2018

Estande coletivo na Feira Zero Grau atrai compradores

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: