Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

9º Seminário Turismo Rural – Roteiros e Sabores

Em Pelotas, no dia 11 de outubro, deverá ser momento de reflexões sobre o desenvolvimento do turismo na região Sul e oportunidades para a economia local.

atualizado em: 01/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

A programação do 9º Seminário Turismo Rural 2018 – Roteiros e Sabores vai demonstrar porque os empreendimentos que atuam no segmento merecem a atenção não só de turistas, mas de apoiadores de uma economia importante para as cidades da zona Sul do Rio Grande do Sul. Com o apoio do Sebrae RS, por meio do Projeto Costa Doce Natureza, o evento será realizado no dia 11 de outubro, na Associação Rural de Pelotas, na avenida Fernando Osório, 1754 – Três Vendas. A ideia é apresentar relatos bem-sucedidos de micro e pequenas empresas que investiram em negócios com serviços e produtos muito atraentes. A inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/3dd7b4.

9º Seminário Turismo Rural – Roteiros e Sabores

Foto: Divulgação/ Governo Estadual RS

A gestora do projeto no Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, explica que o seminário é uma oportunidade para outros empreendedores e pessoas interessadas nos temas do turismo na região compreenderem questões que envolvem os pequenos negócios. “Mesmo que uma empresa tenha clareza sobre o que deseja oferecer ao mercado, nem sempre os planos saem bem. Uma gestão organizada em processos e foco no negócio faz a diferença. Por isso, capacitações técnicas especializadas ajudam”, avalia ela.

Entre os convidados que vão expor suas histórias, Carla Rusch, de São Lourenço do Sul, tem muito o que agregar. Ela é proprietária do Sabores do Sítio, um espaço no interior do município que acaba de completar um ano. “Nesse tempo, superamos muito a expectativa de público atendido, que passou mil pessoas. Nossa marca é muito forte na simplicidade que agrada”, empolga-se.

O sítio foi reconfigurado para receber, por exemplo, grupos escolares em acampamento ou famílias que buscam o contato com a natureza, sem abrir mão de infraestrutura, como banheiros, chuveiros e um cardápio delicioso de comidas coloniais, doces e o famoso Maischnaps. “Essa bebida é tipo um licor natural que não vai açúcar. Contamos toda a história da produção, pois sempre inicia no dia primeiro de maio, colocando a carqueja. Depois, a cada dia, vai entrando o boldo e outras ervas que temperam. No final, é que entram a camomila, a cidreira e o capim cidrão”, ensina a empreendedora.

A experiência que ela adquiriu junto ao Sebrae RS é que a levou a comercializar, além de um passeio na propriedade, uma área de restaurante – que também pode ser alugado para eventos – e os produtos artesanais: “O Maischnaps sai em garrafas tipo long neck por R$ 10,00. As compotas também são muito procuradas e resumindo tudo acredito que o trabalho tem sido reconhecido pelos visitantes, pois recebo elogios”, alegra-se.

Entre os aspectos que Carla vai chamar a atenção estão os enfrentamentos para a contratação de colaboradores. “Nosso movimento maior é no final de semana. Não consigo contratar jovens que aceitem e acabo fazendo tudo sozinha, desde a cozinha, a limpeza, a arrumação, o atendimento e as vendas”, lamenta ela, lembrando que mesmo assim descobriu na própria empresa o quanto se identifica com a atividade e pretende crescer ainda mais.

Evento já está no calendário anual do setor

Para Carlos Gonçalves, presidente da Associação Cavaleiros da Costa Doce, o seminário se fixou no calendário anual dos agentes que atuam com turismo porque, justamente, é um momento em que a troca de ideias se faz relevante: “Somos parceiros do Sebrae RS, porque entendemos que o turismo merece muito mais atenção do que consegue. Receber bem um visitante, com produtos feitos na região, não pode ser algo amador. Precisamos de conhecimento para crescer”, diz ele.

O Cavaleiros da Costa Doce é um conjunto de pessoas que organiza eventos específicos para divulgar e demonstrar as belezas naturais que existem em Pelotas, São Lourenço do Sul, Tapes, Rio Grande e muitos outros municípios. Eles estão apoiando o Seminário de Turismo Rural porque acreditam que a qualificação do segmento vai gerar benefícios para todos. “As cavalgadas são passeios de contemplação. Temos mais de 5 mil cavaleiros cadastrados, estruturas de apoio para cuidar dos cavalos e garantir a segurança, além de realizarmos os melhores trajetos”, conta Gonçalves.

Confira a programação do 9º Seminário Turismo Rural – Roteiro e Sabores:

Data: 11/10/2018

Horário: 9h às 18h

Local: Associação Rural de Pelotas – Avenida Fernando Osório, nº 1754, Três Vendas

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial

9h30 – Sebrae: Apresentação Relatório Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do RS com Prof. Dr. Marcelo Jacques Fonseca- Unisinos

10h30 – Cultura Doceira como Patrimônio Imaterial Nacional – Tradição Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas e a Salva Guarda dos Saberes e Fazeres da Região como Produção Doceira com Giorgio Ronna e Paulina Von Laer.

11h – Azeites Costa Doce com Rodrigo Costa; Cooperativa Sul Leite com Raul Amaral; Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha com Clori Giordani Peruzzo.

11h45 – Eventos Rurais como Fator de Desenvolvimento do Turismo Rural com Jair Seidel – Secretário de Desenvolvimento Rural de Pelotas.

12h15 – Intervalo para Almoço

14h – Sabores da Colônia de Morro Redondo com Adriane Lobo -ASCAR – EMATER/RS; Sabores da Casa da Pimenta com Verônica Tuchtenhagen-Turuçu.

15h – Via Ecológica Serra dos Tapes: Agência Pedal Curticeira com Leandro Karan

15h30 – Rede De Agências Receptivas da Costa Doce – Comercialização dos Roteiros Rurais: Alex Sandro de Oliveira Souza – Agência Laguna Sul de São José do Norte.

16h – Novos Negócios de Turismo Rural

Sabores do Sítio: Carla Rusch – Turismo Rural de São Lourenço do Sul;

Espaço Ecoar: Everton Lautenschlager – Roteiro Morro de Amores de Morro Redondo.

16h30 – Rota dos Butiazais com Rosa Lia Barbieri, pesquisadora Embrapa Clima Temperado.

17h – Apresentação Cultural Invernada Mini Mirim do CTG Cancela Grande de Morro Redondo – “Um Amor Artesanal”.

Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel- Apresentação de pratos e petiscos de produtos da região.

18h – Encerramento

Realização: Associação Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae RS.

Parceiros: Prefeitura Municipal de Pelotas – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Associação Rural de Pelotas, EMBRAPA, ACP, UFPel (Gastronomia e Hotelaria).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: