Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Referenciais em sabores e serviços: os restaurantes que encantam

Empreendedores gaúchos que estão em Chicago percorrem alguns dos locais que mais se destacam no mundo quando o assunto é alimentação

atualizado em: 22/05/18

Da Redação

COMPARTILHE

Chicago – A experiência gastronômica dos participantes do programa de imersão ao mercado de alimentação fora do lar dos Estados Unidos deve ser uma das marcas para inspirar os passos dos 14 empreendedores gaúchos selecionados pelo Sebrae RS ainda em 2018. As visitas técnicas aos estabelecimentos do roteiro, como a unidade do Beatrix, um dos mais interessantes locais de Chicago gerou, além de conhecimento sobre os serviços em geral, ideias de elaboração de pratos, receitas e ambientação diferenciada.

Referenciais em sabores e serviços: os restaurantes que encantam

Grupo gaúcho participou da NRA Show, em Chicago, e de visitas técnicas (Foto: Sebrae RS)

Na visão do coordenador do segmento de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, a variedade de um cardápio não necessariamente significa qualidade. “No Beatrix, o ambiente é agradável e percebemos que há uma criação bastante planejada na oferta dos itens de café da manhã. Eles fazem compras de pequenos produtores locais e selecionam pelo viés de saúde”, comenta. E no True Food Kitchen, a proposta é sempre oferecer pratos com ingredientes da estação. “Trata-se de um restaurante cuja sensação é o tudo feito na hora, indica o técnico.

Palestras e apontamentos dos pesquisadores do setor de alimentos

Para o empresário Pedro Flores, do restaurante Prato Verde, de Porto Alegre, uma anotação relevante após palestra na NRA Show 2018 foi sobre a questão da tele-entrega. “Segundo a apresentação de pesquisador, há de se conhecer melhor o consumidor desse perfil. Não adianta fazer oferta para aqueles que pedem uma vez e somem. Já para os fiéis, podemos prever sensações que vão agradá-los e isso se consegue conhecendo o comportamento e as demandas de cada um”, relata.

Em outro momento, durante o painel sobre o Futuro dos Restaurantes e o uso de robôs e inteligência artificial, Maria Fernanda Tartoni, do Tartoni Ristoranti, também de Porto Alegre, identificou um certo consenso entre os palestrantes sobre a necessidade de manter o contato humano, mesmo com os investimentos na área tecnológica sendo inevitáveis: “A automatização é uma realidade cada vez mais próxima e vimos os auxiliares de garçons, por exemplo, já sendo uma função robotizada. Contudo, a presença humana não vai desaparecer e será necessário aprender a integrar tudo”, avalia ela.

A missão empresarial do Sebrae RS para Chicago é uma parceria com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana (Sindha), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Segh) – Região Uva e Vinho, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A programação se estende ainda até o dia 24 de maio.

Confira as empresas que participam da missão:

  • La Cantina Galeteria – Passo Fundo
  • Boom Juices – Porto Alegre
  • Sangsan Asian Lounge – Passo Fundo
  • Boteco Natalício – Porto Alegre
  • Açoriana Massas – Sapiranga
  • Gambrinus – Porto Alegre
  • Fornellone – Porto Alegre
  • Tokyo Sushi – Porto Alegre
  • Tartoni Ristoranti – Porto Alegre
  • Prato Verde – Porto Alegre
  • Familia Hattori – Viamão
  • Babbo Giovani Pizzaria – Porto Alegre
  • Gallu’s Restaurante – Passo Fundo
  • Pasmania – Cachoeirinha
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: