Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito sei boas práticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

Estande do Sebrae RS destaca os principais destinos turísticos do Estado. Feira ocorre de 30 de maio a 17 de junho no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas

atualizado em: 25/05/18

Da Redação

COMPARTILHE

Pelotas – Um dos mais tradicionais eventos gaúchos também é uma plataforma de atração para turistas de todo Estado e até de outros países. Por esse motivo, o Sebrae RS e a Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vão destacar os principais roteiros das mais diferentes regiões em um estande coletivo na 26ª Feira Nacional do Doce. A programação da Fenadoce será realizada de 30 de maio a 17 de junho, no Centro de Eventos da Fenadoce, localizado na Av. Presidente Goulart com a BR-116, em Pelotas. Os ingressos custam R$ 10, de segunda à sexta, e R$ 12, aos sábados, domingos e feriados. Mais informações podem ser conferidas no site www.fenadoce.com.br.

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

Destinos turísticos do RS estarão em destaque no espaço do Sebrae RS e Governo do Estado na Fenadoce (Foto: Divulgação)

A gestora de projetos de Turismo do Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, conta que em um espaço de 32 metros quadrados serão apresentadas diversas atrações turísticas do Estado. “Boa parte delas estão incluídas em projetos desenvolvidos pelo Sebrae RS e, além de mostrar os destinos, com materiais impressos, serão promovidas degustações de produtos elaborados em alguns desses locais, como os cafés coloniais”, exemplifica.

O estande será interativo. O visitante terá a oportunidade de fazer sua foto e postar nas redes sociais e de verificar no mapa do Rio Grande do Sul quais roteiros estão sendo promovidos. Ao todo, serão destacados 12 destinos. A maioria está localizado em Pelotas e cidades da Região Sul do Estado. Uma das atrações do estande será o mais novo produto turístico de natureza da Costa Doce, lançado no dia 9 de maio, a Via Ecológica da Serra dos Tapes. www.facebook.com/serradostapes/.

Os visitantes também poderão conferir as atrações do Caminhos da Laguna e do Caminhos de Arambaré, que tem uma trilha litorânea acessível para deficientes visuais. Para os adeptos das caminhadas junto à natureza, a sugestão é o Ecoturismo no Extremo Sul, na Estação Ecológica do Taim. O Encantos do Norte revela a natureza com dunas e fauna diversificada de São José do Norte. Outro destino na mesma região ressalta os atrativos da pesca esportiva. Em Morro de Amores, os turistas encontram a farta gastronomia colonial. Ainda é possível conhecer o Roteiro Rural Pelotas Colonial, com as diversas influências da culinária da região; o Roteiro Lagoa do Peixe, em Tavares; e Roteiro dos Faróis: pelo extremo Sul do Brasil, com uma viagem do Chuí ao Uruguai, atravessando a maior praia do mundo.

Um dos destinos que mais recebe turistas no Estado também está contemplado no estande. Em Aventura Serra Gaúcha são apresentados roteiros que envolvem atividades que vão do rafting, ao rapel, passando pelo arvorismo, paintball, arco e flecha e quadriciclos nos municípios de Três Coroas, Canela e Cambará do Sul. Também da Serra, será apresentado o destino Encantos de Eulália, que une a gastronomia das tradicionais famílias italianas com opções esportivas para todos os gostos em Bento Gonçalves. O Caminho das Cascatas será destacado, com suas trilhas e imersão na natureza e na gastronomia colonial, percorrendo as cidades de Progresso, Sério, Forquetinha e Boqueirão do Leão.

A estrela da feira

Mas não se pode falar em Fenadoce sem ressaltar sua principal atração. As docerias pelotenses também contam com o auxílio do Sebrae RS. Elas seguem um padrão de qualidade na produção dos doces e são apoiadas pelo projeto Pelotas Turismo Cultural. Em 2015, o Sebrae RS, a Associação de Produtores de Doces de Pelotas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) e a Prefeitura Municipal de Pelotas uniram-se para ampliar o número de produtoras de doces certificadas e nesta edição da Fenadoce estarão presentes 14 doceiras que possuem esta qualificação.

O selo garante a tradição da produção de doces na região. Para recebê-lo, as produtoras participam de um processo que inclui modificações para permitir a rastreabilidade do produto. Dessa forma, o consumidor poderá acompanhar a partir de um código como foi a fabricação do doce. O Sebrae RS presta apoio e capacitação durante todas as etapas da certificação.

Um patrimônio do Brasil

As Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu) foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo que se reuniu, no dia 15 de maio, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: