Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

As lições de empreendedorismo do Varejo Now

Startup WhatsShare, de Gravataí, venceu o desafio a partir de uma solução desenvolvida por eles e que já está presente em 30 países

atualizado em: 04/06/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Inovar é preciso. O desafio tecnológico Varejo Now promovido durante a Feira Brasileira de Varejo (FBV) mostrou que criatividade e empreendedorismo andam juntos para alavancar bons negócios. A receita está por trás do trabalho elaborado pela startup WhatsShare, de Gravataí, que conquistou o primeiro lugar após três dias, de 28 a 30 e maio, dedicados a desenvolver soluções tecnológicas de impacto para o varejo brasileiro. A atividade foi realizada a partir de uma parceria entre Sebrae RS, Sindilojas, Unitec Tecnosinos e Startse, no Centro de Evento da FIERGS.

As lições de empreendedorismo do Varejo Now 1

Divulgação Feira Brasileira do Varejo

O gestor de projetos de Inovação, Mercado e Serviços do Sebrae RS, Gustavo Moreira, conta que, além de apoiar a iniciativa, a organização também foi responsável por mentorias para os 12 projetos inovadores que estavam disputando o desafio. “Os grupos demostraram empenho e foco para criar as melhores inovações para o varejo”, reconhece. “Os participantes contaram com a consultoria de especialistas e com a estrutura da Feira para debater ideias e conceitos que puderam ser aplicados em seus projetos e, futuramente, nos seus negócios”.

Como prêmio, a startup WhatsShare levou R$ 5 mil, terá três meses de incubação gratuita da Unitec Unisinos e acesso a programas de desenvolvimento do Sebrae RS. Mas antes mesmo de conquistar o desafio, a iniciativa já é vencedora no mercado. Criada oficialmente em janeiro deste ano pelos sócios Maicon Ferreira, Marcelo Wagner dos Santos e Marlon Cândido, a startup elaborou uma solução que já está presente em 30 países. “Transformamos o Whatsapp em uma ferramenta de vendas, a partir de um link que pode ser utilizado em diversas redes sociais”, resume Ferreira.

A ideia começou a ser desenvolvida há apenas 9 meses pelo grupo de amigos que se conheceu a partir do trabalho na RBS e em outra startup. “Já pilotamos várias ideias de negócio até que essa deu certo”, admite Cândido, ao citar um jargão das startups relacionado às diversas tentativas de soluções elaboradas.

Um passo fundamental na trajetória curta e bem-sucedida da WhatsShare foi a adesão de um mentor ao projeto. Em abril, apresentaram a solução em um pitch para investidores. Ficaram em 7º lugar, mas conquistaram a admiração de Anderson Diehl, que acabou se tornando mentor do grupo. “O que mais chamou a atenção é que eles formam um time coeso e múltiplo com focos diferentes para cada área, como programação e marketing. Além disso, estão comprometidos em atingir o melhor resultado”, destaca.

Para chegar ao alcance de vários países em tão pouco tempo, a WhatsShare usou o poder das próprias redes sociais. Em apenas alguns meses, já conquistaram mais de 2.300 usuários cadastrados e criaram cerca de 14 mil links que renderam mais de 1,6 milhão de cliques no total. Para o Varejo Now, eles desenvolveram um recurso diferenciado, com uma forma de gerar o link de Whatsapp a partir de um QR Code, que pode estar na vitrine de cada loja, por exemplo. “A ideia foi fazer a transição direta do mundo real para o virtual”, observa Ferreira.

A solução da WhatsShare pode ser gratuita ou custar de R$ 9,99 a R$ 29,99 por mês, dependendo dos serviços agregados, como estatísticas, e do número de links disponibilizados. Agora, o próximo passo é aumentar a escala e a presença internacional. “Vamos inaugurar uma operação em Barcelona e participar de diversos eventos de marketing e tecnologia para alavancar ainda mais o negócio”, antecipa o mentor Anderson Diehl.

A segunda colocada no Varejo Now foi a Bluezup, que permite ao cliente testar produtos por três dias antes de se decidir pela compra, e conquistou o prêmio de R$ 3 mil. A Porquin, que oferece descontos para futuras compras após a aquisição de roupas em lojas parceiras, garantiu a terceira colocação e uma premiação de R$ 2 mil. Ao longo do evento, os 12 projetos participantes passaram por incubação durantes três dias, com direito a assistir as palestras e a conhecer cases de sucesso do varejo.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: