
Mais buscados: mEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Farroupilha – Até o mês de maio de 2018, a prefeitura da cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, havia registrado 60 editais de compras na modalidade de pregão presencial. Destes, 33 eram exclusivos para microempresas ou empresas de pequeno porte. O dado é apenas um dos exemplos que chama a atenção na gestão atual. Ele representa como é o cenário para empreendedores locais. Mais do que isso: mostra que é possível estimular a atividade econômica e ainda fazer circular a riqueza no próprio município.

Esclarecimentos sobre como participar de licitações já são uma iniciativa bastante frequente na cidade (Foto: Banco de Imagens)
As informações sobre as compras públicas de Farroupilha ainda dão conta de mais análises interessantes: dos sete editais de modalidade de pregão eletrônico, também até o mês de maio de 2018, seis eram exclusivos para os pequenos negócios. Na sede da prefeitura, o calendário anual de compras está disponível no mural específico para esse tipo de compra, bem como para licitações. E quem não puder visitar o local pode acessar pela internet, no link: https://goo.gl/AqAyuN.
De acordo com gestor de Políticas Públicas do Sebrae nas regiões Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, Alexandre Schmitt, o destaque que Farroupilha tem tido entre os municípios gaúchos no apoio às microempresas é decorrência de uma série de ações tomadas dentro de sua própria comunidade, sobretudo no modelo de gestão executivo local. “As evidências de que a prefeitura considera os pequenos negócios como parte relevante de sua economia são claras. Na última edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no ano passado, eles venceram na categoria Acesso a Mercados”, observa Schmitt. Ele ressalta também que o uso da comunicação de editais por meio do site vale a atenção. “É algo tão simples e fácil. Muitas prefeituras não utilizam as ferramentas disponíveis”, lamenta.
Existe ainda no município uma ampla abertura para pessoas que desejam ter seu próprio negócio. Desde 2015, a prefeitura utiliza recomendações obrigatórias e outras não obrigatórias da Lei 147/2014 que garante alguns benefícios e facilidades aos empresários de micro e pequenas empresas. Conforme o Sebrae RS, o perfil das empresas formalizadas localmente é variado e passa por agroindústrias, comércio e serviços. A organização atua justamente como um elo entre os empresários e o poder público. “Como temos diversas atividades de capacitações, cursos e serviços de orientação para os pequenos negócios, identificamos, por exemplo, que ações de esclarecimentos sobre como participar de licitações já são uma demanda bastante frequente nessa cidade”, explica o gestor. Em outras palavras, as iniciativas de Farroupilha, umas das muitas localidades que é berço de colonização italiana, estão sintonizadas com as demandas de uma comunidade engajada em empreender.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.