Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Parlamento gaúcho reconhece e legitima Programa LIDER

Iniciativa do Sebrae RS nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul estimula o desenvolvimento local a partir da atuação das lideranças públicas, privadas e do terceiro setor

atualizado em: 03/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – O Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae desde 2015 nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul, foi tema do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 3 de julho, em Porto Alegre. O LIDER, é uma ferramenta que possibilita e estimula gestores a atuarem de forma empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos, engajando os setores público, privado e terceiro setor. A proposição foi do deputado estadual Fábio Branco (MDB).

Parlamento gaúcho reconhece e legitima Programa LIDER 2

LIDER visa estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul (Foto: Marcelo Bertani)

Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância de valorizar, agradecer e divulgar o trabalho que o Sebrae vem desempenhando nestas regiões mais carentes, que precisam de apoio e de organização. “O LIDER possui uma metodologia muito interessante, pois mobiliza e engaja as principais lideranças regionais a proporem ações de transformação, desenvolvendo o território do qual fazem parte. “Participei ativamente de vários encontros do programa como secretário de Desenvolvimento e chefe da Casa Civil do Estado e percebi também que é uma ação que depende muito do interesse e do engajamento das pessoas neste processo de desenvolvimento local”, ressaltou Branco. Branco disse ainda, que o LIDER é uma oportunidade para fazer estas regiões mais prósperas, ajudando o Estado a sair desta situação financeira.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, além do reconhecimento, a iniciativa da Assembleia Legislativa dá visibilidade ao programa. “Quando o parlamento gaúcho se apropria desta ação e a torna pública, está legitimando nosso trabalho e mostrando à sociedade que é possível levar este modelo que o LIDER propõe para outras regiões do Estado”. O dirigente, acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, lembrou que a organização é apenas a mediadora deste trabalho envolvendo as lideranças locais. “Em breve, estaremos dando como encerrado este trabalho realizado nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, cabendo às comunidades locais se apropriarem e levarem as ações do programa adiante”.

Entenda melhor a iniciativa

O Programa LIDER foi implementado pelo SEBRAE com o objetivo estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul – cuja economia representa 10,6% do PIB do Estado, 16% da população e 8,6% dos municípios – através de suas lideranças. A iniciativa teve início em abril de 2015 e, em cada uma das regiões, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencar as prioridades locais para juntos construírem um plano de desenvolvimento regional.

Após as atividades desenvolvidas entre 2015-2017, o Programa LIDER entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões: Vinho, Carne, Leite e Turismo.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: