
Mais buscados: MEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, foi o primeiro convidado a participar da Sessão Plenária da Junta Comercial, Industria e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis RS), realizada nesta terça-feira, 10 de julho, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

As plenárias da Jucis ocorrem nas terças e quintas (Foto: Sebrae RS)
Juntamente com presidente da Jucis RS, Itacir Amauri Flores, Fialho relembrou a entrega do acervo de documentos da Junta totalmente digitalizado ocorrido na última semana, no Palácio Piratini. “Esta é uma importante conquista para a sociedade gaúcha, sobretudo para os empreendedores na hora de abrir ou fechar suas empresas. Com menos burocracia, mais agilidade e economia, estamos desenvolvendo o empreendedorismo em nosso Estado”, destacou.
O superintendente do Sebrae RS aproveitou seu espaço na plenária para falar também sobre empreendedorismo, liderança e a situação do Brasil. Para o dirigente, como cidadãos, precisamos nos importar mais com o tema política, quem elegemos e o seu desempenho enquanto representantes da população. “A nossa alienação, certamente, tem contribuído com os resultados que estamos tendo e não podemos mais permitir isso”.
Fialho falou, ainda, sobre a função do empreendedor. “Quem abre uma empresa para simplesmente ganhar dinheiro, está fadado ao fracasso. As empresas devem nascer para atender necessidades e problemas da população e como consequência elas dão lucro. O Uber é um exemplo de empresa que veio para contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, principalmente das grandes metrópoles”.
Programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional
O programa Lider também esteve em pauta. Segundo ele, é uma experiência muita rica que o Sebrae RS está desenvolvendo nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul desde 2015. “Mobilizamos e capacitamos lideranças públicas, privadas e do terceiro setor de 43 municípios para que sejam os protagonistas de uma verdadeira mudança nestas regiões economicamente menos favorecidas”, disse. Neste trabalho, que já tem quatro anos, ficou claro a pulverização de esforços. “Fizemos um levantamento de todas as instituições existentes nestas regiões e chegamos ao total de 246 que, provavelmente sobrepõem recursos e esforços, competindo pelo mesmo cliente e mesmas agendas”. Segundo Fialho, a missão do Lider é justamente canalizar esforços na busca do desenvolvimento econômico e social destes territórios.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.