
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
A máxima de que a microempresa é a principal geradora de trabalho no Brasil se confirma também no primeiro emprego. Um estudo realizado pelo Sebrae comprova que os pequenos negócios são a porta de entrada para o mercado profissional e representaram 55% das vagas dos trabalhadores iniciantes em 2017. Já as médias e grandes empresas foram responsáveis por absorver 44% dessa mão de obra e 1% restante conseguiu colocação na administração pública.

Pequenos negócios são a porta de entrada para o mercado profissional.
O levantamento revela ainda que quase 1,4 milhão de trabalhadores começaram suas atividades profissionais no ano passado e 755,5 mil tiveram sua primeira oportunidade em MPEs. A maioria (56%) possuía pelo menos o ensino médio completo e as vagas surgiram especialmente nos setores de comércio e serviços. Em todas as áreas, também foi constatada a preferência dos pequenos negócios por profissionais jovens, com até 24 anos, e com nível de escolaridade médio completo.
Um dado que chama a atenção na pesquisa é que o percentual de mulheres com escolaridade superior completa é 71,5% maior que a dos homens com até 24 anos. Elas são maioria nos setores de comércio e serviços e representam 37% dos que obtiveram emprego pela primeira vez na indústria.
Para a realização do estudo, o Sebrae analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2017, do Ministério do Trabalho. Por essa classificação, micro e pequenas são aquelas com até 49 empregados nos segmentos da agropecuária, comércio e serviços; e com até 99 funcionários nos casos de extrativismo mineral, indústria da transformação e construção.
No RS
No Rio Grande do Sul, a proporção nacional se repete e 55% garantiram sua estreia no mercado de trabalho em micro e pequenas empresas. Foram 46.001 novos trabalhadores em MPEs contra 37.559 ingressantes em médias e grandes corporações. Os homens representaram a maioria dos iniciantes no Estado, com 45.675 trabalhadores e 37.885 profissionais do sexo feminino, que registraram seu primeiro emprego em 2017.
PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
Total de Primeiro Emprego Gerado nas MPE, por setor, em 2017:
Distribuição do primeiro emprego nas MPE, por idade:
Participação de homens e mulheres entre o primeiro emprego gerado nos pequenos negócios dos setores de comércio e serviço, em 2017:
No Rio Grande do Sul:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.