
Mais buscados: mEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Brasília – Responsáveis pelo fornecimento de aproximadamente 30% das compras públicas feitas pelo governo federal, os pequenos negócios estão investindo em peso na capacitação para ampliar suas participações nesse mercado. Somente durante os dois primeiros meses de 2013, o número de empresários que buscaram qualificação do Sebrae para o assunto foi equivalente a 92% dos treinamentos na área oferecidos durante todo ano de 2012. Quase 3,7 mil pessoas fizeram o curso de compras públicas em janeiro e fevereiro de 2013 – em 2012 cerca de quatro mil pessoas participaram da qualificação.
“Os pequenos negócios estão atentos a esse mercado. Isso reflete o trabalho do Sebrae, que vem orientando os empresários de micro e pequeno porte a aproveitarem os incentivos da Lei Geral para fornecer produtos e serviços aos governos. É um mercado crescente”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Prova do crescimento do interesse dos empresários de pequenos negócios pelas vendas ao governo é o aumento no número de participantes do Fomenta, Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas, que visa ampliar o acesso das micro e pequenas empresas às compras públicas. Em 2011, quando o Sebrae investiu R$ 3,3 milhões, o evento reuniu 8,8 mil participantes. No ano passado, mais de 12,5 mil pessoas, entre empresários e gestores públicos, estiveram no Fomenta, que contou com o investimento de R$ 5,7 milhões.
O curso oferecido pelo Sebrae é gratuito e on line. O treinamento permite ao empresário compreender o fornecimento para a administração pública como uma nova oportunidade de negócio. Distribuído em módulos, o conteúdo aborda temas como a lei de licitação e como licitar minimizando riscos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
imprensa@sebrae.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.