Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Energia elétrica própria: investimento para baixar custos

2º Fórum de Geração Distribuída de Energia a partir de Fontes Renováveis vai debater as oportunidades do mercado e as perspectivas para o futuro

atualizado em: 13/08/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – O Rio Grande do Sul vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis. No dia 15 de agosto, das 9h às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), (Avenida Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre, estarão reunidos alguns dos maiores especialistas no tema. Trata-se do mercado que se configura como alternativa ao consumo de energia elétrica proveniente das operadoras concessionárias das redes no País. Além da Fiergs, estão à frente da organização do evento o Sebrae RS, o Instituto Senai de Tecnologia e o governo do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/2o-forum-gd-inscricao.

Energia elétrica própria: investimento para baixar custos

Evento também trata de fontes de energia alternativas.

A geração distribuída de energia elétrica é a modalidade em que empresas (industriais ou comerciais), residências ou condomínios, produzem a própria energia no local de consumo ou bem perto, sendo essa energia gerada a partir de fontes renováveis, como eólica, fotovoltaica, biogás/biomassa e micro ou mini-híbrida.

Conforme explica o técnico de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS Fabiano Cislaghi Dallacorte o evento é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os grandes ganhos que a otimização energética pode resultar para uma empresa. “A energia é o segundo maior custo para as empresas e a redução deste consumo impacta diretamente no resultado financeiro. O Fórum pode ajudar o empresário a identificar formas de melhorar esse consumo e de planejar investimentos com retorno mais garantido”, avalia.

O evento dará continuidade aos debates sobre viabilidade econômica, benefícios e perspectivas desse mercado para o futuro. De acordo com informações dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e de Inovação e Tecnologia (Citec), da Fiergs, o Brasil está em plena expansão dessa modalidade de geração de energia. No primeiro semestre de 2018, o número de conexões com micro e minigeração de energia distribuída já ultrapassa 20 mil instalações no País, com atendimento a 30 mil unidades consumidoras. Isso dá uma potência instalada de 247,30 MW, suficiente para abastecer 367 mil residências. O ganho de importância do segmento nos últimos anos fica comprovado pelo seu crescimento: mais de 80% dos sistemas foram instalados entre 2015 e 2017.

O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, comenta que o crescimento anual do número de consumidores de energia elétrica do mercado cativo (das operadoras que atuam com concessões públicas) ultrapassa 1 milhão de unidades, enquanto o aumento do mercado consumidor de Geração Distribuída saiu de 8 mil unidades em 2016 para 21 mil unidades consumidoras em 2017. “O evento em Porto Alegre será uma oportunidade de fortalecer as ideias que nos asseguram investir nesse mercado. O governo federal manifestou intenção de mudar as atuais regras, mas consideramos o mercado muito recente para isso”, afirma Sauaia.

A primeira edição do Fórum foi realizada em 2017 e contou com 580 participantes. Pela programação confirmada em 2018, além da Absolar, estará presente a Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD), representantes da Secretaria Estadual de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concessionárias que atuam no Rio Grande do Sul e empresas que desenvolvem soluções para a geração distribuída de energia, com a apresentação de casos de sucesso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: