Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – O Rio Grande do Sul vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis. No dia 15 de agosto, das 9h às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), (Avenida Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre, estarão reunidos alguns dos maiores especialistas no tema. Trata-se do mercado que se configura como alternativa ao consumo de energia elétrica proveniente das operadoras concessionárias das redes no País. Além da Fiergs, estão à frente da organização do evento o Sebrae RS, o Instituto Senai de Tecnologia e o governo do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/2o-forum-gd-inscricao.
A geração distribuída de energia elétrica é a modalidade em que empresas (industriais ou comerciais), residências ou condomínios, produzem a própria energia no local de consumo ou bem perto, sendo essa energia gerada a partir de fontes renováveis, como eólica, fotovoltaica, biogás/biomassa e micro ou mini-híbrida.
Conforme explica o técnico de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS Fabiano Cislaghi Dallacorte o evento é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os grandes ganhos que a otimização energética pode resultar para uma empresa. “A energia é o segundo maior custo para as empresas e a redução deste consumo impacta diretamente no resultado financeiro. O Fórum pode ajudar o empresário a identificar formas de melhorar esse consumo e de planejar investimentos com retorno mais garantido”, avalia.
O evento dará continuidade aos debates sobre viabilidade econômica, benefícios e perspectivas desse mercado para o futuro. De acordo com informações dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e de Inovação e Tecnologia (Citec), da Fiergs, o Brasil está em plena expansão dessa modalidade de geração de energia. No primeiro semestre de 2018, o número de conexões com micro e minigeração de energia distribuída já ultrapassa 20 mil instalações no País, com atendimento a 30 mil unidades consumidoras. Isso dá uma potência instalada de 247,30 MW, suficiente para abastecer 367 mil residências. O ganho de importância do segmento nos últimos anos fica comprovado pelo seu crescimento: mais de 80% dos sistemas foram instalados entre 2015 e 2017.
O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, comenta que o crescimento anual do número de consumidores de energia elétrica do mercado cativo (das operadoras que atuam com concessões públicas) ultrapassa 1 milhão de unidades, enquanto o aumento do mercado consumidor de Geração Distribuída saiu de 8 mil unidades em 2016 para 21 mil unidades consumidoras em 2017. “O evento em Porto Alegre será uma oportunidade de fortalecer as ideias que nos asseguram investir nesse mercado. O governo federal manifestou intenção de mudar as atuais regras, mas consideramos o mercado muito recente para isso”, afirma Sauaia.
A primeira edição do Fórum foi realizada em 2017 e contou com 580 participantes. Pela programação confirmada em 2018, além da Absolar, estará presente a Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD), representantes da Secretaria Estadual de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concessionárias que atuam no Rio Grande do Sul e empresas que desenvolvem soluções para a geração distribuída de energia, com a apresentação de casos de sucesso.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.