
Mais buscados: MeI Crédito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 3 de abril, com a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas (FPMPE) da Assembléia Legislativa do Estado, o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, reafirmou a sua preocupação com a questão da substituição tributária, que está inviabilizando o Simples Nacional. “As vantagens e a lei que lutamos tantos anos para ter está se esvaindo, ou seja, a substituição tributária, através das margens de valor agregado distorcidas, está aniquilando vantagens que eram para ser um tratamento desigual entre os desiguais”, alertou.
O encontro promovido pelo SEBRAE/RS no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, teve a presença de 14 deputados estaduais, empresários, representantes de entidades associativas e da Diretoria Executiva do SEBRAE/RS, representada pelo superintendente Léo Hainzenreder e pelo diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas. O presidente da FPMPE, deputado José Sperotto, manifestou a necessidade de continuar os trabalhos para enfrentar as altas cargas tributárias e as dificuldades legais por que passam as micro e pequenas empresas no país e no Rio Grande do Sul.
Sperotto propôs, como agenda para 2013, o encaminhamento de uma solução junto ao governo do Estado acerca da cobrança do diferencial de alíquotas para as micro e pequenas empresas; a reativação do fórum permanente das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul e a adequação da legislação da substituição tributária com o intuito de preservar o tratamento diferencial para micro e pequenas empresas.
O presidente Vitor Augusto Koch ressaltou a força da FPMPE, por debater as questões relacionadas à criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, apoiar políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, buscar o aperfeiçoamento contínuo da legislação que contempla as pequenas empresas, e disseminar as boas práticas em todas as Regiões do Estado.
Ele destacou, ainda, pontos importantes da atuação do SEBRAE/RS no campo das políticas públicas, como a ação efetiva em prol da implantação da Lei Geral das MPEs, que hoje é realidade em 430 cidades gaúchas, bem como a implementação da legislação que chega a 70 municípios atualmente. “Um dos temas que mais benefícios pode gerar para as MPEs trata-se da efetiva implementação do capítulo das Compras Governamentais pelos municípios gaúchos. E o apoio dos nossos deputados estaduais é fundamental para levar a cada um dos prefeitos gaúchos a mensagem de como esse processo pode desenvolver a economia municipal e estadual”, ressaltou o presidente Vitor Koch.
Após várias manifestações de parlamentares em prol da causa dos pequenos negócios gaúchos, ficou definido que outros quatro encontros ocorrerão em 2013, mobilizando a FPMPE, o SEBRAE/RS e entidades empresariais entre as quais a Fecomércio, a Federasul e a FCDL/RS. Eles serão realizados em junho, agosto, outubro e dezembro.
Participaram do encontro desta quarta-feira os deputados Cassiá Carpes, Catarina Paladini, Edson Brum, Jorge Pozzobon, Gilberto Capoani, Mano Changes, Raul Pont, Miki Breier, Gilmar Sossela, Frederico Antunes, João Fischer, José Sperotto, Ernani Polo e Zilá Breitembach.
Também se fizerem presentes os conselheiros do SEBRAE/RS, Gustavo Ene, José Paulo Cairolli, Tarcísio Hübner e Ibraihm Mahmud.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.