Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Doces de Pelotas em estande especial na Expointer

No Pavilhão Comercial, empresas certificadas com Indicação de Procedência estarão reunidas para vender as delícias que marcam a zona Sul do Estado.

atualizado em: 21/08/18

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – A área comercial da Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina, confirma em 2018 uma atração aguardada por muitos visitantes. São os estandes dos doces de Pelotas. De 25 de agosto a 2 de setembro, os espaços apoiados pelo Sebrae RS, por meio do Projeto Pelotas Turismo Cultural, serão divididos entre as fábricas filiadas e que trabalham sob a certificação de Indicação de Procedência (IP) atestada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pavilhão comercial fica a poucos metros da entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Doces de Pelotas em estande especial na Expointer

Doces de Pelotas ganharão um lugar especial na Expointer 2018.

No estande dos Doces de Pelotas será possível comprar os 14 tipos de doces que compõem a certificação: quindim, papo de anjo, bem casado, olho de sogra, ninho, queijadinha, amanteigado, camafeu, pastel de Santa Clara, trouxa de amêndoa, panelinha de coco, beijinho de coco, broinha de coco e fatias de Braga. As fábricas que trabalham com o selo comprovaram que realizam receitas originais e preservam sabores e qualidade em alto nível.

A novidade este ano é que os Doces de Pelotas ganharam um reconhecimento ainda mais valioso para o Estado: o título de Patrimônio Imaterial Nacional, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para Sandra Beatriz Siqueira, empreendedora da Tuca Doces, um evento como a Expointer é o que dá oportunidade para incrementar as vendas e divulgar melhor sua produção. “Acredito que o movimento em Esteio, no mínimo, ajude a empresa a consolidar ainda mais o que conquistamos. Já no primeiro dia da Feira vamos com 5 mil docinhos frescos”, diz ela. Em conjunto, as fábricas de doces levam de Pelotas para a Expointer um pequeno caminhão refrigerado. A cada dois dias, reabastecem também diretamente de Pelotas.

A Tuca Doces é uma pequena empresa integrante da Associação e de projetos junto ao Sebrae RS. De perfil familiar, há 23 anos segue à risca a tradição dos doces e se orgulha de estar entre os empreendimentos com o Selo de Certificação. “Entendo que a Indicação de Procedência é um diferencial que nos valoriza como região e atração para o município de Pelotas e por isso quero manter na minha empresa”, comenta a doceira. Na Expointer, o preço da unidade dos doces deve ser de R$ 4,00, o mesmo do ano passado. Além dos 14 tipos certificados, as fábricas também deverão oferecer bombons, brigadeiros e frutas cristalizadas. “Já que vamos ter a oportunidade de ter bastante público, temos que aproveitar para tentar vender bem e deixar todo mundo feliz”, empolga-se.

De acordo com a gestora do Projeto Pelotas Turismo Cultural no Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, o trabalho junto com as doceiras da Associação de Produtores de Doces de Pelotas promove a transformação nas empresas, a melhoria de seus processos e inovações como o uso do selo de Indicação de Procedência. As capacitações em níveis gerenciais e ações de acesso a mercados, como a participação na Expointer, compõem o trabalho ao longo do tempo. “Todos os empreendimentos precisam se organizar administrativamente e ter novas oportunidades de mercado. É uma satisfação ver o êxito e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, estimulando o desenvolvimento do território”, finaliza Jussara. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: