Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

DataSebrae facilita pesquisa de dados sobre as MPEs gaúchas

Estado é o primeiro do Brasil a ter uma página específica na plataforma digital que compila dados econômicos e sociais, empreendedorismo e ambiente de negócios.

atualizado em: 05/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

Uma informação do tipo “O Rio Grande do Sul possui mais de 590 mil pequenos negócios, o que representa 88% do total de empresas gaúchas”, às vezes, não é fácil de encontrar. Ou ainda: “Os pequenos negócios são responsáveis por 1,2 milhão de empregos formais no Estado, ou seja, 61% dos trabalhadores estão em uma micro e pequena empresa”. Estes são dados que precisam ser pesquisados na internet e demandam tempo, mas, a partir desta sexta-feira, 5 de outubro, o Sebrae RS inaugura uma nova fase para quem procura informações e dados de interesse sobre o mundo dos pequenos negócios. É a plataforma digital DataSebrae, que passa a contar com uma área específica para o Estado. O acesso é livre pelo endereço eletrônico http://datasebrae.com.br/rs/.

Startup de Novo Hamburgo vence Sebrae Like a Boss

Conforme o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, Pio Cortizo, o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a ter uma página própria na plataforma DataSebrae, que existe desde 2015. “A expectativa é de que as demais unidades do Sebrae pelo País também disponibilizem seus dados para que a ferramenta cumpra cada vez mais o papel de colaborar com a sociedade, pois, tanto nossos colaboradores, quanto pesquisadores, empreendedores, administradores públicos e imprensa podem buscar informações e dados para fins de planejamento e tomada de decisões”, destaca. 

A técnica de Gestão Estratégica no Sebrae RS Andreia Nascimento reforça que a disponibilidade das informações combinada com um sistema de busca fácil ajudará a tomada de decisões de diferentes agentes sociais. “Os dados podem ser acessados por empreendedores, estudantes, integrantes do poder público e outras pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o ambiente dos pequenos negócios no Estado. É uma radiografia com detalhes que estamos disponibilizando na data em que comemoramos o Dia da Micro e Pequena Empresa”, ressalta Andreia.

No trabalho realizado foram incluídas informações, como indicadores de perfil das empresas, empregados, PIB, exportações, importações, pesquisas sobre empreendedorismo, sobrevivência de empresas e produção rural, estudo sobre cada um dos 497 municípios gaúchos (já incluída a edição 2018) e outros itens. “Além disso, o DataSebrae dispõe de pesquisa por região, o que pode ajudar pessoas em busca de conhecimento específico a respeito de diversos aspectos de todo o Estado”, complementa.

A plataforma compila dados úteis para pessoas que planejam investimentos. “As pesquisas podem ser feitas por temas e a ideia central desse sistema é que ninguém precise mais garimpar a informação entre milhares de páginas e arquivos. Por exemplo, os temas crédito ou inadimplência, quando pesquisados, correspondem a uma base de informações e respostas que o Sebrae coletou ao longo dos anos”, explica a técnica. Outra forma de pesquisa se dá por georreferencia. Isso é possível com um módulo chamado de DataSebrae Locais. Ele gera relatórios com informações sociodemográficas e empresariais de um lugar específico, como um ponto no mapa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: