
Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
Promover o crescimento de empresas e a descoberta de seus potenciais é uma das características do trabalho que o Sebrae RS executou no Salão de Inovação, que ocorreu na 27ª Mercopar, em Caxias do Sul, e que desde terça-feira (02), reuniu empreendedores com foco no crescimento e no desenvolvimento. Exemplo disso é o Bootcamp Manufatura Avançada – Indústria 4.0, que consistiu na construção com empresários da indústria, parceiros e representantes de médias e grandes empresas, de uma proposta conceitual de atuação do Sebrae RS, em manufatura avançada para evolução tecnológica das pequenas indústrias gaúchas.

A ideia é que os participantes trabalhem na construção conjunta de sugestões para que o Sebrae RS seja mais assertivo e efetivo no apoio às micro e pequenas empresas. Foto: Eduardo Rocha
A ideia é que os participantes trabalhem na construção conjunta de sugestões para que o Sebrae RS seja mais assertivo e efetivo no apoio às micro e pequenas empresas. “Para que o empreendedor possa estar atualizado no que se refere à tecnologia e migrar para a manufatura avançada, pois esta é cada vez mais a realidade do chão de fábrica”, completa o coordenador de Programa do Sebrae RS, Alexandre Zigunovas.
Na sua avaliação, a indústria brasileira, em relação a outros países, segue muito defasada tecnologicamente, mas tem potencial para crescer muito nessa direção. Por isso, o Sebrae RS reuniu parceiros como universidades, sindicatos e empresas que, juntas, discutiram propostas para fazer com que pequenos e microempreendimentos tenham acesso às ferramentas que compõem a manufatura avançada: Automação Inteligente, Big Data, Industrial Analytics, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Lean Manufacturing, Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente, Realidade Aumentada e Monitoramento Energético e Realidade Virtual.
IMPORTANTES INVESTIMENTOS – O diretor da Serralog Electronic Solutions, Diogo Tomazzoni, foi um dos empresários convidados pelo Sebrae que participou dos debates do Bootcamp na tarde de quinta-feira (4). “Iniciativas como essa são de grande importância porque nos estimulam a nos integrarmos com outras empresas, pequenos empreendimentos de tecnologia que podem se tornar importantes investimentos para nós, e fazê-los crescer também”, considera Tomazzoni.
Essa aproximação é essencial, de acordo com ele, porque as pequenas empresas respondem em maior número hoje no Brasil, gerando emprego e renda. “E não é só isso, além do papel social desses pequenos negócios, eles são subsídios para as grandes indústrias que ainda têm certa dificuldade quando o assunto é inovação”, completa Tomazzoni.
A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Mais informações podem ser obtidas pelo www.mercopar.com.br .
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.