Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas práticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lei Geral das MPEs está implementada em Pedro Osório

atualizado em: 12/06/13

Da Redação

COMPARTILHE

Em todo o RS, 81 municípios já tiraram o texto do papel

Da Redação

Pedro Osório – A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é uma realidade em Pedro Osório, município de 7 mil habitantes localizado na região Sul do Estado. Desde 2009, quando o texto da Lei foi aprovado na cidade, a administração pública tem trabalhado com êxito nos quatro capítulos da legislação: compras governamentais, desburocratização, Microempreendedor Individual (MEI) e Agentes de Desenvolvimento. Em todo o Rio Grande do Sul, a Lei Geral já é uma realidade em 81 cidades. De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a Lei Geral promove a melhoria de vida das pessoas, na medida em que fomenta o desenvolvimento das empresas já existentes e incentiva a criação de outros pequenos negócios.

Entre as evidências que comprovam que as empresas de micro e pequeno porte são prioridade em Pedro Osório está a realização de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. A prefeitura também efetua o pagamento das empresas vencedoras em até 30 dias após a liquidação. Para desburocratizar o processo de abertura de empresas no município, a prefeitura facilita a concessão de alvarás de funcionamento em áreas desprovidas de regulação fundiária legal ou com regulamentação precária.

Os Microempreendedores Individuais – profissionais que trabalham por conta própria, com rendimento anual de até R$ 60 mil – também estão na agenda de prioridade do município, onde a prefeitura mantém a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para MEIs que trabalham na própria residência. Além disso, Pedro Osório conta com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, um profissional que auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado.

De acordo com o prefeito de Pedro Osório e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Cézar Roberto Couto de Britto, ao tornar a Lei Geral uma realidade no município, está se criando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das empresas de micro e pequeno porte. “As Micro e pequenas empresas representam cerca de 98% dos empreendimentos da nossa cidade. Por isso, ao estimular o desenvolvimento delas, estamos ajudando a desenvolver a economia do município como um todo”, analisa.

Pedro Osório é um dos 25 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania, do SEBRAE, na região Sul do Estado. Através da iniciativa, os empresários da cidade puderam participar gratuitamente de dezenas de capacitações e assessorias sobre gestão, conforme explica a gestora do Programa pelo SEBRAE/RS, Tangriane Forest. “Ao qualificar os empresários, o SEBRAE/RS busca melhorar promover a economia local e, consequentemente, promover o desenvolvimento da região”, detalha. Os municípios que compõem os Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo Governo Federal e atendem critérios com baixa dinamicidade econômica.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: