
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação

Casca – Em uma solenidade realizada na regional Planalto do SEBRAE/RS em Passo Fundo, nesta terça-feira, 11 de junho, o superintendente da instituição, Léo Hainzenreder, homenageou o município de Casca pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O dirigente entregou ao prefeito Alan Martins das Chagas e ao secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Carlos Remuzzi, o selo e certificado que demonstram o reconhecimento do SEBRAE/RS para a efetiva colocação em prática dos benefícios que a legislação disponibiliza aos pequenos negócios. A gerente da regional Planalto, Maria Martins Meyer acompanhou o evento.
“Esta é a maneira que o SEBRAE/RS encontrou para reconhecer o trabalho dos municípios em prol das MPEs locais. E o prefeito Alan Martins e toda a comunidade de Casca merecem os nossos elogios por perceber o quanto é importante incentivar o crescimento dos empreendimentos de micro e pequeno porte”, destacou Léo Hainzenreder. Ele lembrou, ainda, que o selo e o certificado podem ser utilizados pela prefeitura em seus materiais publicitários, o que registrará o engajamento do prefeito em tornar a Lei Geral uma realidade.
Hoje, o Rio Grande do Sul conta com 81 municípios com a legislação implementada. “Queremos continuar ampliando esse número, quem sabe ultrapassando o total de cem municípios com a lei implementada, priorizando quatro capítulos: Agente de Desenvolvimento Local, Empreendedor Individual, Compras Governamentais e Desburocratização”, concluiu Hainzenreder.
Com quase nove mil habitantes, Casca possui uma economia diversificada, baseada na indústria, comércio, serviços e produção primária. O prefeito Alan Martins das Chagas agradeceu ao SEBRAE/RS pelo apoio na implementação da legislação e pela homenagem recebida. Ele enfatizou que entre as ações de desenvolvimento dos pequenos negócios, “destaco a entrega instantânea de alvará de funcionamento de empresas, que economiza o tempo do empreendedor e reduz a burocracia”.
A prefeitura também realiza licitações exclusivas com as micro e pequenas empresas, o que representa mais de 50% das compras municipais e gera R$ 2,5 milhões de recursos que ficam nas ‘mãos’ dos pequenos negócios. Outra ação que Casca colocou em prática é a cobrança de IPTU residencial para as MPEs e o Microempreendedor Individual (MEI) que exercem atividade em casa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.