
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas consultoria

Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Sabemos que o dia a dia de uma agroindústria começa pela busca de uma matéria-prima de qualidade, passa por um rigoroso processo de produção (queijos, geleias, massas, embutidos, minimamente processados e outros produtos), até chegar à rotulagem e embalagem. Nesse contexto consideramos a embalagem fundamental para realizar a conexão com o consumidor, que a leva em consideração para realizar a compra do produto, além de ser uma forma de divulgação e de identidade da marca.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre), mais de 90% dos produtos não têm nenhuma campanha de marketing. Considerando que é por meio da embalagem que o consumidor toma contato com o produto e que 81% das decisões são tomadas no momento da compra, vê-se a importância de usá-la como forma de diferenciação. Ela própria faz a comunicação da marca com o consumidor, e existe aquela máxima de “quem nunca comprou um produto apenas pela embalagem?”

A embalagem se torna a principal responsável pela vida útil do produto, ou seja, o tempo de produção até o consumo, assim mantendo o produto com qualidade em termos nutricionais, sensoriais e microbiológicos.
No seu desenvolvimento precisamos observar aspectos referentes à produção e à legislação, pois apresentam as características técnicas e regulatórias do produto. Se isso não seja observado, pode trazer prejuízos, ocasionando até o recolhimento do produto pela fiscalização vigente.
Outro ponto de atenção que se deve ter é o transporte do produto, como será acondicionado, tanto na embalagem como no deslocamento até o local de comercialização, feiras, casa do produtor ou até mesmo lojas especializadas.
Precisamos estar atentos ao mercado consumidor de alimentos que busca os seguintes aspectos:
Desenvolvimento de embalagens inteligentes e ativas que garantam a apresentação dos produtos e preservem sua integridade.
A garantia de produção de alimentos seguros à saúde e à satisfação dos consumidores.
Produtos que identifiquem a matéria-prima, processo de produção, ponto de venda e consumidor final.
Atender os consumidores interessados na origem dos alimentos (características regionais e suas tradições).
Famílias cada vez menores buscam porções adequadas ao seu tamanho e com praticidade.
Preocupados com a saúde e o bem-estar, os consumidores buscam cada vez mais alimentos funcionais e atributos claros de saudabilidade.
Na busca pelo consumo prático, consumidores demandam o fortalecimento de canais de compra via internet, além dos demais canais tradicionais.
Assim, o Programa Juntos para Competir (Farsul / Senar / Sebrae RS) tem por objetivo e desafio profissionalizar as agroindústrias por meio do aperfeiçoamento dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e pelo padrão dos produtos, e assim desenvolvendo novos canais de comercialização.
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.