Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Quando funcionalidade e formato importam

Oficinas do segundo dia do Insight exaltaram a criatividade para criar soluções

atualizado em: 13/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

O segundo dia de Oficinas do Insight começou com a Wearables, palavra que resume o conceito das chamadas “tecnologias vestíveis”. Trata-se de dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário e que se adaptam a necessidades específicas. Esses dispositivos representam um grande avanço na concretização da chamada Internet das Coisas, que mantém a conectividade entre diferentes tipos de objetos comuns no cotidiano de todos nós.

Vai muito além de relógios, pulseiras, óculos e outros gadgets. Os facilitadores Rodrigo Marques de Figueiredo, doutor em Geologia, professor dos cursos de Engenharia e pesquisador do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da Unisinos, e Jean Schmith, Mestre em Computação Aplicada e professor dos cursos de Engenharia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, apostam em tecnologias inteligentes ligadas, por exemplo, à saúde, que conseguem mensurar dados do paciente e otimizando o tratamento.

A oficina foi bastante dinâmica, prática, com muita troca de ideias e dicas. Os facilitadores refletiram junto aos participantes sobre a conduta de muitos investidores em quererem retorno rápido, investirem menos do que as ideias significam e que, muitas vezes, não tem somente a ver com “ganhar dinheiro”. “Não precisamos esperar para ver o que é tendência, para ver se vai dar certo. Podemos criar, ousar, fazer acontecer, tudo pela primeira vez”, alertaram.

Design Sprint

Quando funcionalidade e formato importam

Caroline Bucker

Apresentando ferramentas que estimulam a busca de soluções de problemas por meio da criatividade, a facilitadora da segunda oficina do dia, Caroline Bücker, destacou a importância desse tipo de aplicação para os pequenos negócios. Ela, que é consultora em desenho e implantação de estratégias de marketing para o varejo, de moda, serviços, saúde, alimentação e educação e co-fundadora do Coletivo Thinkers Poa, abordou uma metodologia baseada no design Sprint. Esse é um método utilizado pelo Google para a geração de ideias. A oficina, bastante reflexiva e interativa, ajudou a despertar e desenvolver o mindset criativo e colaborativo para solução de problemas.

Caroline chamou a atenção para o fato de que, muitas vezes, o surgimento de um problema pode fazer com que as coisas evoluam. “Tendemos a esconder o que deu errado, mas é importante olhar para isso, aprender com os erros e criar soluções totalmente inéditas a partir desses momentos”, disse a consultora. Ela destacou ainda como a coisas simples podem ajudar a iniciar negócios grandes. “Um desenho simples e com muita reflexão em cima pode levar mais longe o nosso negócio”, finalizou.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: