Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mais dois municípios do Norte do RS implementam a Lei Geral

atualizado em: 09/07/13

Da Redação

COMPARTILHE

Carlos Gomes e Trindade do Sul colocam os pequenos negócios na pauta de prioridades

Da Redação

Os pequenos negócios tem em Carlos Gomes e Trindade do Sul, localizados no Norte gaúcho, um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Nos dois municípios, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006) está implementada efetivamente, conforme reconhecimento do SEBRAE/RS. Com isto, o Rio Grande do Sul atinge 83 cidades que retiraram a legislação do papel com destaque para os seguintes temas: desburocratização, microempreendedor individual, compras governamentais e agentes de desenvolvimento. No Norte do RS, são 11 as cidades com a Lei Geral implementada.

Em Carlos Gomes o tema compras governamentais está no foco das ações da prefeitura, que prevê licitações exclusivas para empresas de micro e pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. A administração municipal prioriza a utilização de pregão presencial em detrimento do pregão eletrônico. A legislação do município estabelece, ainda, cota de até 25% para a contratação de MPEs na aquisição de bens e serviços de natureza divisível. O município também conta com Agente de Desenvolvimento nomeado e com plano de trabalho definido.

Responsável por articular e mobilizar a aplicação da Lei Geral nos municípios, o Agente de Desenvolvimento também está presente em Trindade do Sul, onde o profissional tem plano de trabalho efetivo. A legislação do município estabelece licitações exclusivas para os pequenos negócios nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. Caso a micro ou pequena empresa vencedora do certame tenha alguma restrição fiscal, a prefeitura concede prazo para regularização da documentação. Em caso de empate, a administração municipal dá preferência para a contratação de MPEs.

O SEBRAE/RS estimula a implementação da Lei Geral nos municípios porque a melhoria do ambiente econômico promove o crescimento dos pequenos negócios locais. De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, os administradores municipais têm, cada vez mais, aceitado a proposta de investir nas empresas de micro e pequeno porte e nos microempreendedores individuais para impulsionar o desenvolvimento local. “As cidades têm percebido os benefícios gerados pela legislação que quando colocada em prática impulsiona o desenvolvimento local através do crescimento dos seus empreendedores”, analisa o presidente.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Fevereiro de 2026

Tendência de bem-estar impulsiona pequenos negócios criativos e fortalece o empreendedorismo local no RS

SAIBA MAIS

 

13 de Fevereiro de 2026

Rio Grande do Sul amplia o olhar sobre o turismo e aposta em experiências autênticas para além do inverno

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: