Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Produtores recebem certificados pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias

Próximo passo do grupo do Vale Taquari é implantar a rastreabilidade em todo o processo.

atualizado em: 20/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

A qualidade e a procedência dos produtos são uma exigência cada vez maior dos consumidores e fatores importantes para agregar valor à produção. Com foco neste cenário, há dois anos foi iniciado o projeto da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) Qualificar fornecedores de FLV e que é executado pelo Programa Juntos para Competir – desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS com um grupo de produtores do Vale Taquari. Receberão o certificado todos os que alcançaram o mínimo de 80% de conformidades em suas propriedades. A verificação foi realizada através da auditoria em cada propriedade e agora eles estão prontos para receberem o certificado.

Produtores recebem certificados pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias

As boas práticas envolvem desde o cultivo até atenção com a aplicação e manejo de defensivos e o uso de equipamentos de proteção individual.

A entrega será dia 27 de novembro, no hotel Weiand, em Lajeado. Para o evento serão convidados supermercadistas e prefeitos dos municípios onde estão localizadas as propriedades. A gestora de projetos do Sebrae RS,  Kathleen Rodrigues Kruger da Silveira, destaca que no primeiro ano do projeto eles implantaram o caderno de campo para controle da produção e, no ano seguinte, a capacitação incluiu a adoção das Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Trata-se de um conjunto de normas e recomendações técnicas que promovem a segurança do produto final.

As boas práticas envolvem desde o cultivo até atenção com a aplicação e manejo de defensivos e o uso de equipamentos de proteção individual. Entre outros cuidados, os produtores devem conhecer os tipos de pragas e doenças que podem ocorrer nas plantações e verificar, por exemplo, que a água para irrigação esteja livre de contaminação. O bem-estar dos trabalhadores também conta ponto e os empregados devem ser registrados e dispor de boas condições de trabalho. Com a adoção destas práticas, os produtores já estão prontos para implantar a rastreabilidade em todo o processo de produção.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: