
Mais buscados: MEi CREDITO sei boas praticas consultoria

Da Redação
Nascida em Santa Maria a partir de uma dissertação de mestrado de seu fundador e diretor, Marçal Paim da Rocha, em 2003, a Químea se espalha pelo Rio Grande do Sul e quer ganhar o Brasil a partir de 2019 – a começar pelo estado vizinho de Santa Catarina, no modelo de espiral, proposto pelo projeto Franquias RS do Sebrae. “Tenho a pretensão e o sonho de colocar a empresa em todo o território nacional. Há interesse de diversas regiões do País. A expansão tem sido rápida, mas precisa ser gradativa, com avanços estratégicos”, afirma o franqueador Marçal, que almeja assinar 12 novos negócios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no próximo ano.

A Químea é uma empresa que fornece soluções de forma segmentada em meio ambiente, água e controle de pragas. A ideia de transformá-la em franquia surgiu há quatro anos. Em 2016, a partir do projeto do Sebrae RS, começou a crescer e se tornou a primeira do Brasil em consultoria ambiental. “É a única desta área a se tornar diferente, e sabe bem para qual público mostrar o produto”, elogia o gestor de Projetos do Sebrae RS Rodrigo Baierle.
O empreendimento faz parte da primeira turma do projeto. Das 60 empresas que iniciaram o Programa, apenas nove chegaram à fase de expansão, sendo a Químea a que mais ampliou a marca. “No Franquias RS mostramos aos empreendedores que a realidade é bem diferente do que a faceirice do mercado. O programa é dividido em três etapas: análise de franqueabilidade, estruturação e expansão. Por isso, poucas conseguem ir até o fim. Depois, há uma nova fase por ano para as que ficam”, explica Baierle.
Porém, para a Químea, a expansão começou mais cedo. Como se fosse aquele aluno autodidata que pula da pré-escola ao segundo ano, o franqueador assinou o primeiro contrato na etapa número um. Além de utilizar a base dos estudos de mestrado para abrir o negócio, Marçal também foi consultor do Sebrae durante 10 anos, o que ajuda a entender a precocidade e o grande sucesso. “O Sebrae teve papel fundamental. Foi por meio do projeto que consegui chegar a esse estágio. Teria adiado o plano não fosse a consultoria”, salienta.
A iniciativa de Marçal chamou a atenção de Fernanda Zamberlam e Ricardo Kucharski que se tornaram sócios numa franquia que estava alinhada à formação de engenharia química de ambos. “Nós dois trabalhávamos no Polo Naval de Rio Grande. Quando a crise atingiu o setor e impactou a cidade, pensamos em procurar uma franquia, mas não queríamos algo que nos fizesse esquecer o diploma. Fomos a um curso da Químea em Pelotas e, nas observações solicitadas ao público em um folheto, escrevemos que, se a empresa fosse uma franquia, compraríamos. Poucos dias depois, o Marçal ligou. Como diz o ditado, unimos o útil ao agradável”, recorda Fernanda, satisfeita com a oportunidade que surgia.
A dupla preferiu os riscos de ser a primeira franqueada aos de começar um negócio do zero. “Quando conhecemos a proposta, não tivemos dúvida. Mesmo que ainda não fosse uma franquia, e, portanto, sem exemplo de êxito, a marca estava estruturada, houve respaldo técnico e oferta de estrutura. Deu muito certo e vai continuar assim”, avalia Fernanda. “Em um ano e meio, alcançamos o valor investido. Hoje, é possível levantar a mesma quantia a cada dois meses. Conseguimos ter retorno rapidamente”, comemora Ricardo.
Com este exemplo, a Químea comprova o desejo de crescer ao lado dos franqueados – atuais e futuros. É este o pedido para o ano que vem aí.
Salão de Franquias
Como parte do Projeto Franquias RS, o Sebrae RS realizará, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o 1º Salão de Franquias, com 10 marcas participantes. O evento acontecerá das 10h às 20h, no Espaço Sebrae de Negócios (Avenida Salgado Filho, 135, Porto Alegre), com entrada franca. Mais informações com Rodrigo Baierle: (51) 98021.2962 (WhatsApp).
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
26 de Março de 2026Sebrae RS leva potências periféricas ao palco do South Summit Brazil com rodada de pitches
SAIBA MAIS26 de Março de 2026
Sebrae RS leva atendimento gratuito a grupos de impacto social durante o South Summit Brazil
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.