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Da Redação
Novo Hamburgo – Proatividade, espírito empreendedor e interesse em promover melhorias e desenvolvimento são algumas características dos empreendedores. Proprietária de uma loja de roupas e acessórios de segunda mão Claudia Metzler Brock possui estes requisitos e, na busca por melhorias, encontrou junto ao programa Negócio a Negócio, do SEBRAE/RS, orientações para as mudanças. O resultado foi o reposicionamento da empresa com alterações de nome, layout, fachada, entre outras melhorias de gestão.
As mudanças começaram já na primeira etapa do programa, em junho de 2012, com a implementação dos fluxos de caixa. Estes controles e adaptações facilitaram que a empresária conquistasse acesso a crédito, que foi utilizado nas reformas de fachada, vitrine, interior da loja e mudanças de layout. Inicialmente conhecida como “Brechó da Bertha”, a loja tem agora novo nome: “a Panos deGriff vem para desmistificar a ideia de que todos produtos de brechó têm cheiro de velho”, afirma a empreendedora, acrescentando que os clientes estão gostando da nova experiência de compra.
Com o auxílio do Agente de Orientação Empresarial, Rodrigo Weber – profissional que realiza os atendimentos nas empresas -, as prioridades da loja foram organizadas, definidas e colocadas em prática. Outras alterações realizadas também foram importantes como, por exemplo, a criação de um espaço específico para os clientes experimentarem as roupas e a colocação de mais espelhos no interior do estabelecimento. Na análise de Claudia, o SEBRAE/RS é “norte” para o seu empreendimento. “Sei que posso contar com a assessoria para tirar dúvidas, trocar ideias e pedir conselhos para obter o aperfeiçoamento”, afirma.
Este ano, a Panos deGriff participou da segunda etapa do programa que envolveu ações para o aperfeiçoamento do cadastro de clientes, controle financeiro e de estoque, planejamento e gestão. A proprietária ainda procura novos cursos, palestras e capacitações do SEBRAE/RS para ela e para a outra funcionária. “O objetivo é sempre evoluir e fazer crescer a empresa”, conclui Claudia.
Projeto Negócio a Negócio
O Negócio a Negócio, realizado no Rio Grande do Sul pelo SEBRAE/RS em parceria com 12 instituições de ensino superior (UPF, FADERGS, FACCAT, FEEVALE, PUCRS, UCS, UFSM, UNIJUÍ, URCAMP, UCPEL, URI Campus Frederico Westphalen e URI Campus Santiago), busca, por meio de seus atendimentos gratuitos, dar suporte às microempresas e aos Microempreendedores Individuais (MEIs) com relação a ferramentas de gestão. Tais procedimentos auxiliam as empresas a melhorar seus controles e manterem-se competitivas no mercado.
Até este mês de julho, o programa Negócio a Negócio já atingiu 31.598 empresas, totalizando 76.563 atendimentos. Segundo o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a meta da entidade para este ano é chegar a 49 mil empreendimentos e realizar 147 mil atendimentos presenciais. “Cada empresa recebe três atendimentos na primeira fase e depois os Agentes de Orientação Empresarial retornam para realizar mais três encontros, finalizando o ciclo do programa”, afirma.
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