Mais buscados: mei CRÉDITO sei BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
Caxias do Sul – Segundo maior município do Rio Grande do Sul, com cerca de 440 mil habitantes, Caxias do Sul implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Desta forma, coloca efetivamente em prática os benefícios que a legislação proporciona aos pequenos negócios, trazendo novas e boas perspectivas de desenvolvimento para as 31 mil MPEs e os 9 mil e 800 Microempreendedores Individuais (MEIs) estabelecidos na cidade.
“Essa iniciativa do prefeito Alceu Barbosa Velho, de implementar a Lei Geral em Caxias do Sul, nos deixa muito satisfeitos. O município, nos últimos anos, têm realizado um trabalho representativo para os pequenos negócios, focando na qualificação das informações para os empresários, novas oportunidades de atendimento, maior acesso e redução da burocracia para os empreendedores que buscam abertura de negócios”, salienta o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
A efetiva colocação em prática da legislação em Caxias do Sul pode ser comprovada por uma série de ações. Entre elas, a presença do Agente de Desenvolvimento Local, que realiza um trabalho importante de articulação de políticas públicas junto às micro e pequenas empresas, para promoção do desenvolvimento local e territorial.
O capítulo do Microempreendedor Individual também é muito trabalhado, com destaque para a concessão de alvará definitivo para os MEIs e às MPEs. Cerca de 96% dos MEIs formalizados constam na base de dados do município, evidenciando que a prefeitura tem um controle dos formalizados e pode realizar fiscalização fornecendo informações para os empreendedores do município.
Na área da Desburocratização, Caxias do Sul concede alvará para as MPEs cuja sede principal é a própria residência de seus proprietários. Além disso, a abertura de empresas no município leva em média 5 dias.
“São ações importantíssimas que criam um ambiente cada vez mais propício ao crescimento dos empreendimentos de pequeno porte. Por isso, Caxias do Sul foi a grande vencedora, em 2012, da etapa nacional do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural”, enfatiza o presidente Vitor Koch.
O prefeito caxiense, Alceu Barbosa Velho, destaca que a implementação da Lei Geral das MPEs na cidade “é um fator fundamental na melhoria do ambiente econômico para os pequenos negócios”. Ele exalta, também, a parceria do município com o SEBRAE/RS. “Estamos muito empenhados em desenvolver ainda mais as micro e pequenas empresas da cidade. Temos muitos projetos conjuntos que deram certo como, por exemplo, a Linha da Pequena Empresa. Os números falam da boa aceitação e procura pela comunidade. A gente quer que estes empreendimentos funcionem bem, dentro da lei, e torcemos para que dê certo, que eles se desenvolvam e se tornem grandes”, diz.
A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios gaúchos é uma das grandes bandeiras do SEBRAE/RS. Atualmente, 87 cidades já colocaram a legislação efetivamente em prática e a meta da instituição é chegar ao final de 2013 com o instrumento legal efetivado em 105 localidades.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.