Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Conhece as linhas de créditos específicas para sua empresa?

Empreendedores de micro e pequeno portes podem encontrar informações sobre o tema no link http://bit.ly/2Das27h

atualizado em: 14/12/18

Da Redação

COMPARTILHE

Chega o fim do ano e as empresas que querem fechar 2018 no azul precisam recorrer aos financiamentos. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Sebrae mostrou um otimismo dos empresários gaúchos. Pelo menos, 45% dos entrevistados pretendem fazer algum tipo de investimento na empresa no ano que vem. Mais da metade deles (51%) quer modernizar os negócios.

Hoje, existem dezenas de linhas de créditos disponíveis pelos bancos e instituições financeiras aos pequenos negócios. Cabe aos bancos junto com a empresa encontrarem aquela que atende às necessidades do empreendedor, seja para quitaras dívidas ou para investir. Algumas delas estão na palestra online “Principais Linhas de Créditos para Pequenos Negócios”, que tratou das linhas de capital de giro, antecipação de recebíveis e linhas de créditos para antecipação de décimo terceiro salário, deu dicas de melhores financiamentos, riscos e cuidados,entre outros assuntos. O conteúdo completo está disponível no link: http://bit.ly/2Das27h. Representantes do Badesul, Banco Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicredi trouxeram as melhores opções para quem precisar recorrer ao financiamento para seguir tocando os negócios.

O Banco do Brasil, por exemplo, faz várias análises objetivas (informações patrimoniais e financeiras) e que levam em consideração alguns critérios subjetivos. Entre eles, o relacionamento que a empresa tem com o banco (fluxo de caixa, transações, movimentações na conta, entre outros). A partir dessa análise, o banco propõe uma linha de crédito específica para o empreendedor, ou seja, para cada necessidade, existe uma solução que pode ser trabalhada individualmente.

No Banrisul, para o micro e pequeno empreendedor, há uma excelente linha de crédito chamada de Crédito Simples, com juros de apenas 1,5% ao mês, mas se o empreendedor for credenciado e possuir uma máquina da Vero, essa taxa pode chegar 0,75% ao mês. O grande diferencial ainda é a carência de 12 meses para começar a quitar a dívida. Durante esse período, apenas o pagamento dos juros é feito.

Para o segmento de bares e restaurantes, o Santander tem flexibilidade de financiamento para quem trabalha com a Getnet, a maquininha de cartões do banco, além de possuir um serviço chamado de Giro Recompensa que funciona assim: se o empreendedor estiver com o parcelamento em dia, ganha descontos que podem chegar ao valor das três últimas parcelas do financiamento. Já pensou em não precisar pagar as últimas parcelas?

A antecipação dos recebíveis, aqueles valores oriundos principalmente dos cartões de crédito, pode ser uma alternativa para os empresários melhorarem o fluxo de caixa. Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal oferece opções simples e com taxas a partir de 1,79% ao mês. Uma delas é o desconto simples que pode ter antecipação dos recebíveis de até 150 dias. Outra  alternativa pode ser através da Conta Garantida, uma conta paralela em que os valores recebidos, são antecipados com uma pequena taxa de desconto por essa antecipação. É importante consultar o gerente do banco porque nem sempre a antecipação é a melhor alternativa para os empresários.

Para pagar o décimo terceiro dos funcionários, o Sicredi diz que o gerente de conta é o responsável por ouvir as necessidades das empresas e pode orientar qual a melhor alternativa de crédito com taxas reduzidas que são equilibradas ao mercado. “O prazo de pagamento precisa ser muito bem avaliado pelos empresários porque não se pode esquecer que no ano que vem tem décimo terceiro novamente”, lembra o gestor de projetos do Sebrae RS Augusto Martinenco.

O Bradesco é uma das principais instituições que trabalha com capital de giro do BNDES. Em 2018, flexibilizou as taxas de juros para os empresários. A taxa é composta pela TLP, de 7,28% ao ano (em Dezembro de 2018), mais a remuneração do BNDES e a remuneração do banco. O prazo para financiamento é de 60 meses.

Agora, se a ideia é fazer um investimento a longo prazo para ampliar os negócios ou simplesmente reformar a empresa, o Badesul é o lugar. Para esses tipos de situações, a instituição tem uma taxa de juros baixa, chegando a 1% ao mês. E o prazo para quitar a dívida pode chegar a até 10 anos. Além de outras várias linhas de crédito para quem quer aproveitar o dinheiro de um financiamento para crescer.

Os bancos também trataram dos investimentos para bens usados, para compra de terrenos e imóveis e para bens sustentáveis, como os painéis fotovoltaicos. Sicredi, Bradesco e Badesul, por exemplo, têm financiamentos específicos para esse tipo de material, com taxas mais baixas que a média de mercado e que acabam sendo um investimento com retorno ainda dentro do período do financiamento, reduzindo a conta de luz e trazendo ainda mais benefícios para a empresa. No Badesul, para se ter uma ideia, se o empresário tem faturamento de até 4,8 milhões, através da linha Fundo Clima, a taxa de juros chega a 0,33% ao mês, com pagamento em até 12 anos e carência de 24 meses.

Para o gestor do Sebrae, agora é o momento de investir. Segundo ele, “com a retomada do crescimento econômico do País, estamos num momento de investimento e de crescer para as novas oportunidades que estão vindo”. E com tantas opções, não há porque passar trabalho para fechar as contas nesse fim de ano. Procurar uma linha de crédito pode ser a melhor alternativa para começar 2019 com as contas da empresa no azul.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Abril de 2024

Empreendedorismo e Carreiras no Interior é tema de palestra com Marianita Ortaça em Tupanciretã

SAIBA MAIS

 

22 de Abril de 2024

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: