
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
O Natal é uma época para retomaras boas perspectivas e a confiança dos pequenos empresários. Historicamente, é a melhor data para os comerciantes. É também o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae com 5.870 empresas em todo o Brasil. Os dados foram coletados ao longo de dois meses, entre 31 de agosto e 01 de outubro, e mostraram o que pensam os pequenos empreendedores.

Na Região Sul, 22% dos entrevistados acreditam que as vendas neste Natal serão melhores do que o foi em 2017, 30% acham que deve ser pior e 43% esperam ser igual ao do ano passado. Apenas 5% não sabem ou não responderam. A pesquisa também revelou que o Sul do País é a região mais pessimista.
No que se refere às contratações de temporários para as demandas de fim de ano, a grande maioria, ou seja, 84%não pretende reforçar as equipes, 8% deve contratar 1 funcionário, 7% pretende chamar de 2 a 3 colaboradores e apenas 1% quer contratar de 4 a 6 temporários.Nenhum empresário deve contratar 7 ou mais pessoas.
A falta de qualificação é um dos fatores que interfere nos resultados. Para os pequenos empresários da Região Sul, 52% tem dificuldade em contratar mão de obra qualificada. No Rio Grande do Sul, 54% dos entrevistados sentem essa falta de qualificação; em Santa Catarina, são 54%; e o Paraná, 47%.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.