Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto de Saúde em Pelotas produz primeiros resultados

A iniciativa do Sebrae RS já está beneficiando empreendedores e seus clientes

atualizado em: 23/01/19

Da Redação

COMPARTILHE
O Laboratório Antonello e a Cínica do Rim Artificial são exemplos bem-sucedidos das transformações alcançadas.

Os empreendedores de Pelotas que atuam na área da saúde agora contam com mais um importante apoio do Sebrae RS para seus negócios. Trata-se do Projeto Encadear – Cadeia Produtiva da Saúde Região Sul que começa a apresentar os primeiros resultados. “É a primeira experiência no município e com a implantação do Lean Healthcare foi possível agregar valor e buscar a melhoria contínua dos processos de gestão”, afirma a gestora do Sebrae RS Márcia Pedrotti Porto. O Laboratório Antonello e a Cínica do Rim Artificial são exemplos bem-sucedidos das transformações alcançadas.

No caso do Laboratório, foram solucionadas questões envolvendo principalmente a logística da coleta domiciliar de material para análise. O diretor Rodrigo Proto Siqueira relata que houve o envolvimento de 12 pessoas no projeto. “Dividimos em três grupos: atendimento, coleta e departamento de pessoal para fazer um amplo diagnóstico da situação”. O Laboratório atende em torno de 200 pessoas diariamente e havia necessidade de melhorar os processos, principalmente na parte da coleta domiciliar. Como mais de 50% das coletas em casa são de pacientes de um único convênio, foi criado um sistema de agendamento para que o serviço só fosse marcado após a liberação pelo convênio, terminando com as idas e vindas de pacientes até o laboratório para validação. Além disso, o novo programa permite que o paciente acompanhe a localização do coletador pela internet.

“As melhorias ocorrem quando o problema é identificado”, atesta Siqueira. O diretor afirma ainda que o envolvimento da equipe foi importante para que todos compreendessem as ações a serem implantadas e os benefícios. “Estimulamos a participação e isto ajudou bastante”, complementa. Outra vantagem apontada por ele é que as modificações ‘’foram feitas quase sem necessidade de investimentos, apenas mudando a forma de gestão”.

Em relação à Clínica do Rim, o resultado de participar do programa do Sebrae RS foi a otimização do uso da máquina de hemodiálise. Nesse caso, o impacto foi positivo também para os pacientes, pois houve redução do tempo de espera para o início das sessões de hemodiálise. “O projeto foi fundamental e, além do impacto no negócio, melhorou a qualidade do atendimento”, relata um dos responsáveis pela Clínica, Dr. Franklin Barcellos.

A Clínica realiza em torno de 1.500 atendimentos por mês e, por meio da utilização do Lean Healthcare, foi possível introduzir uma metodologia de fluxo contínuo, evitando desperdícios. “O paciente chegava e, às vezes, ainda tinha de ficar esperando”, lembra. Uma das práticas adotadas foi o uso de mensagens por celular para localização dos funcionários no interior da Clínica com o objetivo de agilizar a higienização dos equipamentos entre a saída e chegada dos pacientes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: