Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Crédito Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS faz parceria para alavancar negócios de pequenas empresas gaúchas no exterior

Projeto visa compreender as dificuldades que as pequenas empresas têm para acessar mercados internacionais.

atualizado em: 13/03/19

Da Redação

COMPARTILHE
Comitiva com nove empresários gaúchos em visita à Durham University Business School, no Reino Unido, tem o objetivo de reafirmar a parceria entre Sebrae, Fiergs e a referida universidade.

De 11 a 15 de março, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae RS, e também presidente da Federação das Indústrias do Estado, Gilberto Porcello Petry, acompanhado pelo diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos, lidera uma comitiva com nove empresários gaúchos em visita à Durham University Business School, no Reino Unido, com o objetivo de reafirmar a parceria entre Sebrae, Fiergs e a referida universidade.

Desde 2016 este projeto está em andamento com o escopo de compreender as dificuldades que as pequenas empresas têm para acessar mercados internacionais. Dentre essas dificuldades destaca-se a escolha dos destinos das exportações, envolvendo decisões sobre a efetiva existência de mercados compradores, suas complexidades, capacidade de pagamento, variação cambial, barreiras comerciais, etc. É diferente do processo de compra e venda feito dentro do país.

Já nos primeiros dias, com uma intensa programação em Durham, foram debatidos diversos temas quanto à internacionalização de pequenas empresas. Essa parceira consiste em transferir práticas de marketing internacional e potencializar resultados no mercado externo. A pesquisa feita pela Universidade de Durham contou com o financiamento do governo britânico com vistas ao estímulo à troca de conhecimento das empresas participantes com o mercado. “As empresas participantes têm conseguido bons resultados. Uma das empresas alavancou 120% as suas exportações a partir do projeto. Uma outra passou a ter 50% do seu faturamento oriundo de exportação”, conta Ramos.

O encontro está proporcionando uma verdadeira imersão com representantes de autoridades governamentais e entidades privadas, instituições financeiras, incubadoras, institutos e centro tecnológicos, e todo o conjunto de apoio à pequena empresa inglesa. “Estamos criando conexões que aumentam o conhecimento aplicado e o desempenho de novos exportadores gaúchos”, diz Petry.

Dentre as agendas cabe ressaltar a oportunidade gerada a partir do contato com a Federation of Small Businesses, entidade congênere ao Sebrae, que demonstrou muito interesse no estabelecimento de futuras parcerias.

Participam também da missão, representantes do Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrica de Caxias do Sul e das seguintes empresas: Compact Cold, Gomasul Borrachas, GX2, Kaballa, Lycos Equipamentos, Rezler Chavetas, SBMI Equipamentos, Serralog Eletronic Solutions e Tecsistel Soluções em Tecnologia Industrial.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: