Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto-piloto gera transformação tecnológica

Iniciativa com foco na Indústria 4.0 tem participação de cinco empresas e servirá de modelo para aplicação no RS

atualizado em: 25/03/19

Da Redação

COMPARTILHE
Agora, é a hora de medir a produtividade e de adotar a metodologia 5S, uma das ferramentas do lean manufacturing, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades de melhorias. 

Aumentar os níveis de produtividade e a qualidade dos produtos já não depende apenas de investimentos e de um time dedicado de colaboradores. Requer um novo olhar sobre o negócio e a inserção no mundo da transformação tecnológica. Foi com este foco que a Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves, decidiu participar do Projeto Avança Indústria 4.0, executado com recursos de um edital do Sebrae Nacional e com metodologia desenvolvida pelo SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul.

O diretor da Gomasul, Gilson Rigo, conta que, desde meados de 2014, a empresa, especializada em soluções em borracha, já trabalha os conceitos da indústria 4.0 para implantação desta tecnologia. “Fomos na Feira de Hannover com o Sebrae RS e, no retorno, nos engajamos no novo projeto”, relata. ‘É um grupo qualificado de empresas e de fornecedores, o que é muito bom para todos”, complementa. Rigo relata que tudo começou com o mapeamento da tecnologia mais adequada a ser adotada. Posteriormente, houve um trabalho de lean manufacturing, a chamada manufatura enxuta, que adota ferramentas e métodos de gestão que auxiliam na redução dos desperdícios, aumentando a lucratividade da empresa e desenvolvendo equipes de alto desempenho.

Agora, é a hora de medir a produtividade e de adotar a metodologia 5S, uma das ferramentas do lean manufacturing, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades de melhorias. É também o momento de dar a largada para a digitalização de processos. “Podemos saber em tempo real o que está sendo produzido para poder atuar nos pontos mais críticos”, salienta Rigo. “Com a identificação dos gargalos, podemos ser mais assertivos”, observa. O diretor da Gomasul considera que a tecnologia é um caminho inevitável para as empresas que pretendem ser mais produtivas. E, ao contrário do que alegam alguns, “não tira o emprego de ninguém” e ainda eleva o patamar da empresa, pois exige qualificação da mão de obra que, desta forma, consegue uma melhor remuneração.

Outra empresa que aderiu ao Projeto Indústria 4.0 foi a Compact, fabricante de equipamentos gastronômicos em Caxias do Sul. O diretor comercial Guilherme Poletti diz que a expectativa é aumentar a eficiência operacional e ter acesso ao processo produtivo em tempo real. “A grande melhoria é fazer mais produtos com menos recursos”, afirma. Ele também ressalta que, com a adoção dos novos conceitos, o gerenciamento da fábrica ficará mais proativo. “Quem não entrar nessa onda, ficará de fora do mercado”, alerta.

Para que mais empreendedores tenham condições de permanecer competitivos como a Gomasul e a Compact, o projeto-piloto tem como objetivo desenvolver uma modelagem de transformação tecnológica na indústria através de conceitos da Indústria 4.0 e obter parâmetros de desempenho do avanço tecnológico implementado na indústria. O gestor de projetos Taisson Toigo informa que se trata de uma proposta do Sebrae RS para desenvolver método de aplicação da indústria 4.0 em pequenas indústrias, inicialmente com aplicação no processo produtivo da empresa. “Avaliaremos a aderência e a viabilidade de tecnologias habilitadoras para, através de estudo, ampliar o modelo”, acrescenta. O projeto-piloto será desenvolvido durante 2019 e também estão participando como voluntárias as empresas Multipeças e Tertech, de Caxias do Sul, e a Versatronic, de Cachoeirinha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: