Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Hannover Messe: visitas às fábricas que são referências na Alemanha

Grupo de empresários que integra missão organizada pelo Sebrae RS visitou empresas como Volkswagen e Class

atualizado em: 05/04/19

Da Redação

COMPARTILHE
Grupo de visitas durante evento em Hannover.

Uma fábrica que produz uma média de 3.500 carros por dia, onde um único veículo leva três dias para ficar pronto, pois trabalha no sistema Just in Time, sistema aplicado em organizações para reduzir estoques e custos decorrentes desse processo. Uma empresa com mais de 70 anos, 50 mil funcionários e mais de 2.500 robôs. É uma das maiores fábricas da Europa que está situada na cidade de Wolfsburg, na Alemanha. Ela é a Volkswagen. E foi nessa empresa que o grupo de brasileiros fez até agora uma das mais interessantes visitas técnicas durante a imersão à Hannover Messe 2019.

Outra visita técnica aconteceu na Claas, maior fabricante de máquinas agrícolas da Europa. A empresa faturou uma média de 3,8 bilhões de euros, em 2018, exporta para todo o mundo cerca de 80% do que é produzido, além de empregar aproximadamente 11 mil pessoas. Para se ter uma ideia, a Claas tem 100 novas patentes por ano, além de fazer um investimento muito grande em pesquisa e desenvolvimento. “Apesar de chamar atenção pelos números, a fábrica em geral não tinha nada de extremamente tecnológico. Ela se assemelhava muito com as fábricas do Brasil. Era um processo bem similar ao nosso”, destaca o técnico do Sebrae RS, Taisson Toigo.

Um ponto que chamou atenção do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, que também acompanhou o grupo na visita à empresa, foi a efetividade do sistema dual de educação. Esse sistema é empregado notoriamente na Alemanha, Suíça e Áustria, onde o aluno vai na escola num turno e aplica a prática no outro. “A empresa tem um centro de treinamentos para jovens a partir de 14 anos. Isso evita de não terem nenhum tipo de mão de obra para treinamento. Este seria o sonho de qualquer empresário no Brasil: ter uma mão de obra desde jovem”, comenta Godoy.

Hannover

Na Hannover Messe, o grupo também visitou a Pepperl+Fuchs, empresa mundialmente reconhecida como pioneira e inovadora em métodos de proteção contra explosão e sensores industriais e que confirmou presença na próxima edição da Mercopar. Além disso, passaram por um pequeno prédio que simula a indústria 4.0 para pequenas empresas. Eles desenvolvem tecnologias mais baratas, como a de furadeiras que produzem uma caneta em lote único, por exemplo. São seguidos sete passos na fabricação e serve de modelo para ilustrar como funciona um tipo de automação de baixo custo.

Apoiadas pelo Sebrae RS, nove pequenas empresas participam da feira este ano: Spark AG Software (Nova Prata), Funilaria Dambrós Ltda (Porto Alegre), Sold Indústria e Comércio de Máquinas LTDA (Canoas), Sukha – Automação de Máquinas Industriais Eireli (Cachoeirinha), Tecsul Industrial LTDA – ME (Estação), Vibmaster Soluções Industriais (Campo Bom), Rigo Tecnologia Química Ltda – ME (Nova Prata), Gomasul Borrachas LTDA (Bento Gonçalves) e J.J. M. Jardim & Filhos LTDA (Bagé).

Oportunidade na Mercopar 2019

Quem ficou fora da Hannover Messe, mas quer estar por dentro de todos os lançamentos tecnológicos do mundo da Indústria 4.0, tem uma oportunidade aqui no Brasil. É na 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que ocorre de 1 a 3 de outubro, em Caxias do Sul. Os interessados em expor na Mercopar podem acessar o site https://mercopar.com.br/seja-um-expositor/ ou enviar sua solicitação para os e-mails para  comercial@tradefairs.com.br e mercopar@sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas no âmbito da educação empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

Marau conquista o 1º lugar na categoria Compras Governamentais no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 12ª edição

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: