Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Você já parou para pensar que sustentabilidade e rentabilidade podem andar de mãos dadas? Mirando em ações que contribuam para o meio ambiente, empreendedores acabam reduzindo custos. E vice-versa.
Na Semana Mundial do Meio Ambiente (de 1 a 8 de junho), o Sebrae RS lembra que o e-book Gestão Sustentável nas Empresas é gratuito e está disponível no site da organização (http://bit.ly/sebraesustetabilidade). “O e-book apresenta práticas sustentáveis e mostra que elas podem ser implementadas por qualquer empresa. E são muito interessantes, já que podem gerar redução de custos também. Olhando para a questão ambiental, o empresário minimiza impacto negativos no meio ambiente, atende a legislação e ainda economiza”, comenta Cristina Correia, técnica de Soluções do Sebrae RS.
Além do e-book, o Sebrae RS disponibiliza consultoria na área ambiental, por meio do Programa Sebraetec. Foi com a ajuda deste de serviço que a padaria e mercearia A Sua Mercê, em Porto Alegre, reduziu de 15% a 20% os gastos com energia elétrica. De quebra, é bom para o meio ambiente. Ao identificar potenciais de perda e oportunidades de economia de energia elétrica, o consultor contratado mapeou equipamentos com mais consumo, identificou oportunidades de redução de curto e longo prazo e fez indicações que contribuíram de forma significativa com a redução dos desperdícios de energia. “Foram pequenos ajustes relativos ao uso do ar-condicionado, geladeiras e freezers, que tiveram esse impacto positivo”, comenta Rosana Steffens, uma das sócias.
A redução de desperdício, destaca a técnica do Sebrae RS, é uma das principais práticas capazes de ter impacto positivo no meio ambiente e reduzir os custos do empreendimento. “É preciso aperfeiçoar os processos, produzir mais com menos”, comenta.Temos exemplos de restaurantes que desperdiçavam um grande volume de alimentos. Ao aperfeiçoarem os processos, padronizando os cortes e preparações, reduziram os custos com matérias-primas e diminuíram os resíduos. O mesmo vale para salão de beleza. “Temos um exemplo de um salão que estava gastando muito determinado produto químico. Foi feita uma medição, uma padronização das dosagens e, com isso, reduziu-se os gastos no produto e, consequentemente, os resíduos químicos”, relata Cristina.
Negócio mais sustentável em pauta
Uma pesquisa feita pelo Centro de Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá, em 2018, mostrou que a sustentabilidade entrou de vez na pauta dos empresários e dos pequenos negócios. O levantamento realizado com mais de 1,8 mil empresários do segmento, indicou os motivos que os levam a adotarem práticas sustentáveis – eficiência energética, uso eficiente de água, gestão de resíduos, apoio à comunidade local, entre outras.
O primeiro deles foi a preservação ambiental (67%), redução de custos (20%), marketing e propaganda (4%) e cumprimento da legislação (2%). Conforme a pesquisa, 97% dos entrevistados substituíram lâmpadas incandescentes por fluorescentes econômicas e LED, enquanto que 74% possuem horários definidos para ligar e desligar equipamentos e 68% trocaram equipamentos ou maquinários por outros mais eficientes.
No dia Mundial do Meio Ambiente, o Sebrae preparou cinco dicas para quem quer tornar seu negócio ambientalmente mais sustentável.
1 – Planejamento estratégico
Adote a sustentabilidade no coração da sua empresa, estando presente em todas a suas atividades, pois a sustentabilidade não é apenas um departamento da empresa. Procure saber quais são os aspectos da sustentabilidade mais importantes no seu segmento. Utiliza muita energia ou água? Onde estão os desperdícios?
2 – Gestão ambiental
Trabalhe para reduzir todos os tipos de poluição causados pela sua empresa: Verifique
o ciclo de vida de seus produtos ou serviços, planeje compra de insumos de procedência sustentável, viabilize a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, use matéria-prima confiável, tenha um design sustentável e invista na neutralização de carbono e licenciamento ambiental.
3 – Uso eficiente da água
Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras, e analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água.
4 – Gerenciamento de resíduos sólidos
Analise o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras e aparas.
5 – Uso eficiente de energia
Prefira sempre a iluminação natural, por isso abra janelas e deixe a luz do sol entrar. Pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco, gastando menos com ar condicionado. Instale equipamentos que consumam menos energia e use aparelhos elétricos de maneira correta como está indicado no manual. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED e desligue o computador quando não estiver em uso, evitando as proteções de tela. Estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.