Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Juntos para Competir qualifica produtores rurais

São 29 iniciativas desenvolvidas pela parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae RS que buscam fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio

atualizado em: 26/07/19

Da Redação

COMPARTILHE
Programa Juntos para Competir qualifica produtores rurais

O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País.

Cultivar a terra, tratar o campo e cuidar dos animais para produzir alimentos e matéria-prima são algumas das responsabilidades do produtor rural. O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País. Além disso, ele é responsável pelos alimentos que estão na nossa mesa e também muitos materiais que usamos diariamente, como o papel, por exemplo. O Brasil é um grande exportador e o Rio Grande do Sul, que está entre os cinco estados com maior Valor Bruto da Produção (VBP), tem a agropecuária como um dos impulsionadores da economia.

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir (JPC), parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Segundo o gestor de projetos do Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon, cada uma das cadeias tem projetos com ações específicas. “Cada setor tem problemas e temáticas particulares, por isso cada segmento tem uma estratégia de atuação diferente”, ressalta.

Os projetos trabalham todos os aspectos de uma propriedade rural, desde o conhecimento técnico até a parte de gestão. Conforme Bordignon, os agricultores têm dificuldade de se entenderem como empresários, então esses projetos trabalham também a gestão empresarial, buscando a profissionalização dessas propriedades. “Com a gestão profissional, o produtor começa a enxergar e a tratar a propriedade agrícola como um negócio”, acrescenta.

O objetivo das ações do Juntos para Competir é que esses grupos de produtores trabalhem unidos para fortalecer o setor como parceiros e não concorrentes. A ideia de projetos coletivos é que os participantes possam trocar experiências e conhecimento e, assim, proporcionar maior cooperação. Segundo Bordignon, a maior demanda dos produtores é envolvendo a produtividade, ou seja, como produzir mais e melhor. O gestor de projetos afirma que essa questão é trabalhada juntamente com a qualificação.

Todos os municípios gaúchos são contribuintes para o crescimento da agricultura, uma vez que eles têm atividade agrícola das mais variadas cadeias. “O Rio Grande do Sul tem o agro muito expressivo e uma grande quantidade de propriedades agrícolas, por isso o Juntos para Competir está tão presente nessa área”, acrescenta o gestor.

O agricultor interessado pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: