Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crédito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

RS é o segundo estado do Brasil que mais contribui com a previdência

O dado é do estudo realizado pelo Sebrae, baseado na pesquisa PNAD, que também apontou a região Sul como a que mais contribui para a previdência social

atualizado em: 12/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
RS é o segundo estado do Brasil que mais contribui com a previdência

O Empregador formal da região sul têm maior chance de contribuir do que qualquer outra ocupação e região, chegando a 70%.

A formalização dos negócios e a preocupação com a contribuição previdenciária caminham lado a lado. O exemplo disto vem do mais recente estudo feito pelo Sebrae, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O levantamento apontou que, com  59% da população contribuinte, o Rio Grande do Sul é o estado com o segundo maior nível de contribuição previdenciária, perdendo apenas para Santa Catarina, onde sete em cada dez contribuem (68%).

Em uma análise regional, o sul do Brasil tem um nível de cobertura previdenciária 3,5 vezes maior que o da região norte (59% e 17%, respectivamente). Na região Sul, em cada dez empreendedores, seis contribuem à previdência. O Empregador formal que está na região sul têm maior chance de contribuir do que qualquer outra ocupação e região, chegando a 70%. Isso representa até seis vezes mais chance de contribuir para previdência que os empregadores da região Norte do Brasil, por exemplo.

Em todas as regiões do país, quanto maior a formalização dos negócios, maior é a proporção de empreendedores que contribuem para a previdência. Esse percentual é ainda maior entre aqueles que apresentam nível superior de escolaridade. Nesse caso, o índice de contribuição é seis vezes maior do que o de empreendedores com baixa instrução e escolaridade.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o estudo confirma a importância do tema no plano econômico do governo. “Identificamos que o brasileiro só pensa no futuro quando mais velho. Além disso, a formalização só tem sido uma realidade entre os donos de negócio que estão mais consolidados no mercado. Uma prova da importância da formalização dos empreendedores. Aqueles que crescem no mercado tendem a investir mais no futuro” analisa o presidente.

O levantamento foi realizado entre os chamados “donos de negócio”, que reúnem empregadores que exploram seu próprio empreendimento, com pelo menos um funcionário, e os conta-própria, que atuam sozinhos ou com um sócio, mas não têm empregados, embora possam contar, ou não, com a ajuda de uma pessoa da família.

Dados do Brasil
No Brasil, o estudo revela que quatro em cada dez empreendedores contribuem com a previdência. Isso acontece principalmente entre os segmentos de Serviços e Comércio, na faixa etária de 45 anos e que estão com a empresa mais estruturada, com CNPJ, com mais sócios, que mais se dedicam aos negócios e com mais empregados. No outro extremo, os negócios menos estruturados, informais, sem sócios e sem empregados, são os que têm menor proporção de contribuintes da previdência. Entre aqueles que não contribuem com a Previdência, 89% não possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e 93% trabalham por conta própria e não possuem nenhum empregado.

Números do estudo

  • No Brasil, em cada 10 empreendedores, 4 contribuem à previdência.
  • Entre os empreendedores que não contribuem à previdência, 89% não possuem CNPJ.
  • Quanto maior a formalização dos negócios, maior é a proporção de empreendedores que contribuem à previdência.
  • Empreendedores com formação superior têm um nível de adesão quase 6 vezes maior que o constatado entre aqueles com baixa instrução (59% e 10%).
  • Negócios que passam dos 2 anos têm um nível de adesão à previdência 4,6 maior do que aqueles que estão começando.
  • Entre os que ganham 5 salários mínimos ou mais, a proporção daqueles que contribuem à previdência equivale a 4,3 vezes à encontrada entre os que ganham até um salário.
  • A proporção dos que contribuem e têm 51 empregados ou mais é 2,7 vezes a dos que possuem zero empregados.
  • A proporção dos empregadores que contribuem à previdência é 2,3 a dos conta-própria.
  • Os que contribuem e estão na faixa etária de 45-54 anos (44%) são mais que o dobro daqueles que têm até 24 anos (19%).
  • A proporção dos que contribuem no comércio é 83% maior do que o verificado na construção.
  • A proporção dos que têm 3 ou mais atividades e contribuem é 54% maior do que o verificado entre aqueles que têm apenas 1 atividade.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: